- Tubo nervoso dorsal: responsável pelo surgimento do sistema nervoso. É originado de invaginações do ectoderma; - Notocorda: responsável pelo sustentamento do corpo do embrião.
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.
O tubo neural se origina da placa neural (Figuras 1 e 2), uma área espessada do ectoderma neural na região dorsal média, que surge por volta da terceira semana, induzida pela notocorda e mesoderma paraxial.
A notocorda, também chamada de corda dorsal, é um bastão formado por células que se localiza no dorso dos embriões dos cordados. Essa estrutura se origina a partir da diferenciação do mesoderma, sendo que sua função é a de sustentar o tubo nervoso. Na maioria dos cordados,essa estrutura some no fim da fase embrionária.
O grupo mais basal dos cordados é o Cephalochordata, também chamado de anfioxos. Nesses animais observa-se a presença de uma notocorda, um cordão nervoso dorsal oco, várias fendas faringianas e uma cauda pós-anal, tanto na fase larval quanto na fase adulta.
A notocorda é uma estrutura de sustentação que todos os cordados possuem em pelo menos uma das fases da sua vida. Nos vertebrados, a notocorda será substituída na fase embrionária pela coluna vertebral (a notocorda será de molde para células que migrarão da mesoderme para formar a coluna vertebral).
todo cordado em algum momento do seu desenvolvimento embrionário possuí a notocorda, assim como também podem apresentar tubo nervoso dorsal, fendas faríngeas, endóstilo e cauda que são exclusivas do filo cordados.
Classificação dos Cordados