Assim como o cisto do ducto tireoglosso, o cisto branquial é uma anomalia congênita (que já se apresenta ao nascimento do bebê). Este tumor benigno localiza-se na região lateral do pescoço e é fruto de uma falha na reabsorção dos restos do aparelho branquial na fase embrionária.
Esse tipo de cisto pode ser removido de forma natural, através da aplicação de óleos ou géis diretamente no cisto, ou de forma cirúrgica no consultório médico sob anestesia local. Além disso, é indicado realizar compressa com água quente ou morna no local por 10 a 15 minutos.
Cisto Sebáceo Outra possível causa que pode levar ao surgimento de um caroço no pescoço são os cistos sebáceos, que se formam sobre a pele devido ao acúmulo de sebo, que é uma substância oleosa produzida na pele para a lubrificação e proteção dos pelos.
Trata-se de um nódulo benigno que pode surgir em qualquer área do corpo, porém é mais comum na face, pescoço e tronco, que são regiões com maior acúmulo de glândulas sebáceas.
Já os Cistos Branquiais se apresentam nas regiões laterais do pescoço. Ambos podem se apresentar como um nódulo (cisto) ou como um orifício que drena líquido (fístula). Além de aumentarem quando ocorre infecção na cabeça ou pescoço, os cistos podem eles mesmos sofrer infecção.
Cistos saculares são cistos grandes encontrados ao longo do plano do sáculo, profundamente às falsas cordas vocais, prega ariepiglótica e ventrículo anterior. Acredita-se serem resultado da distensão cística do sáculo da laringe.
A cirurgia é feita sob anestesia geral. A cirurgia é feita por via transoral, ou seja, introduz-se um tubo no interior da boca do paciente, até que este alcance a laringe, então a cirurgia é realizada com o auxílio de um microscópico cirúrgico. O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia.
Nódulo no pescoço, dificuldade para engolir e perda de peso inexplicável podem ser indícios de um tumor. A garganta, assim como a boca, participa da respiração, fala, alimentação e deglutição, contendo vários tipos de células e tecidos nos quais diferentes tipos de tumores podem se desenvolver.