crossorigin="anonymous">
Anéis seriam rochosos No caso de Saturno, os anéis são compostos principalmente por gelo, que permanecem em estado sólido porque o planeta está muito longe do Sol, em uma região literalmente congelante. A temperatura por lá é baixa o suficiente para que o material dos anéis se mantenha estável.
Urano possui um sistema de treze anéis praticamente transparentes. Os primeiros anéis foram descobertos em 1977 por James L. Elliot e, mais para frente, a sonda Voyager 2 e o telescópio Hubble descobriram os outros anéis no sistema.
Os anéis planetários são formados por poeira e pequenas rochas que não conseguem se unir, por meio da gravidade, para formarem um único satélite – o que seria o processo mais natural. Isso ocorre porque tais fragmentos ficam extremamente próximos dos planetas, dentro de uma distância conhecida como Limite de Roche.
Os planetas do nosso sistema orbitam o sol, uma estrela anã amarela. Os planetas telúricos, interiores ou terrestres são os que apresentam massa pequena, grande densidade, pequena distância do sol, poucos ou nenhum satélite e são compostos de elementos pesados.
Descobertos pela sonda Voyager 1, em 1979, os anéis de Júpiter são compostos por poeira cósmica que orbita o planeta. Devido a sua grandeza, essa poeira ao redor do planeta torna-se frágil e de espessura fina, não sendo visível a grandes distâncias. São anéis escuros e com pequenas partículas rochosas.
Pelas definições da UAI, há oito planetas no Sistema Solar: em ordem crescente de distância do Sol, são os quatro planetas telúricos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, e depois os quatro gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Seis dos planetas são orbitados por um ou mais satélites naturais.
Em seguida pode-se pintá-los conforme as cores aproximadas de cada um: O Sol: amarelo; mercúrio: amarelo; Vênus: azul claro com rajadas brancas; Terra: azul mais escuro com rajadas brancas; Marte: vermelho claro; Ceres: bege; Júpiter: alaranjado; Saturno, amarelo; Urano: verde;Netuno: azul; Plutão: gelo e Éris: cinza.
Confira os planetas do sistema solar e suas características
O Sistema Solar é um conjunto de corpos celestes que gravitam na órbita de um sol (uma estrela). O nosso sistema solar é formado por oito planetas, dezenas de satélites naturais, milhares de asteroides, meteoros, meteoroides e cometas que giram em torno do Sol.
O sistema solar é composto por pelo meio interplanetário, que é onde os corpos celestes residem, asteroides, estrelas, inúmeros cometas e sem falar nos planetas. ... O sistema solar é chamando assim porque a sua principal estrela se chama Sol.