Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), que são encontrados nos alimentos tanto de origem vegetal quanto animal, como nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.
A vantagem do Soxhlet é que o solvente entra em ebulição por meio de um aquecimento apropriado e em uma condição que o composto vai sofrer a extração de forma rica e sem perda dos materiais a serem analisados. O líquido é absorvido pelo papel filtro e as partes sólidas não são empurradas para o balão.
Existem vários métodos para extração de lipídios, dentre eles, Soxhlet, hidrólise ácida e Bligh; Dyer são os métodos de extração dominantes para a avaliação do teor de lipídios em alimentos e ingredientes alimentícios (HYVÖNEN, 1996; XIAO et al., 2012).
Soxhlet e Goldfish são métodos gravimétricos utilizados para a determinação de lipídios/gordura/extrato etéreo em efluentes alimentos, bebidas, rações e águas com base na perda de peso do material seco submetido à extração por meio de solventes orgânicos a quente.
❖ Extração por solvente à quente ❖ Método de Soxhlet. ❖ Método de Goldfish. que permite a extração de lipídios através da passagem semi- contínua do solvente através da amostra. deve ser previamente seca em estufa e triturada.
O Extrato Etéreo (EE) ou gordura bruta compreende a fração do alimento que é insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos. (ex. éter). São mais conhecidos como as "gorduras" de uma ração, tendo a mesma função dos carboidratos: fornecer energia para todas as atividades metabólicas dos organismos que a consomem.
PRINCÍPIO O método está baseado na determinação da perda de peso do material submetido à queima em temperaturas entre 550-570ºC. A determinação de cinzas permite verificar a adição de matérias inorgânicas ao alimento. A perda de peso fornece o teor de matéria orgânica do alimento.
Rancificação oxidativa Esta transformação ocorre em lipídeos que contêm ácidos graxos insaturados (vide quadro abaixo) e que podem sofrer oxidação, degradação e polimerização através dos radicais livres. Como efeito das mais diversas reações, resultam aldeídos, cetonas, ácidos, álcoois e hidrocarbonetos.
Rancificação hidrolítica ou lipolítica Esse é o tipo de rancificação causada pelos agentes químicos e enzimas que eu comentei. Nesse caso, esses compostos promovem a quebra das moléculas de gordura e, como resultado, geram ácidos graxos (moléculas de ácido com tamanho bastante grande).
RANCIDEZ HIDROLÍTICA OU LIPOLÍTICA É a reação ocasionada pela ação de enzimas como a lipase/lipoxigenase e/ou por agentes químicos (ácidos/bases) que rompem a ligação éster dos lipídios, liberando ácidos graxos. Na rancidez hidrolítica ou lipolítica forma-se ácidos graxos livres, saturados e insaturados.
Significado de Rancidez substantivo feminino Estado ou qualidade de râncido; ranço.