EQST

O Que Significa O Termo Vigilncia?

O que significa o termo vigilância?

Aspectos históricos. A expressão 'vigilância em saúde' remete, inicialmente, à palavra vigiar. Sua origem – do latim vigilare – significa, de acordo com o Dicionário Aurélio, observar atentamente, estar atento a, atentar em, estar de sentinela, procurar, campear, cuidar, precaver-se, acautelar-se.

O que a sensação de vigilância constante pode causar numa sociedade?

Analisamos, por fim, os mecanismos psíquicos envolvidos devido à aceitação e reprodução da vigilância pelos indivíduos. A violência simbólica está implicada nesse processo e na repercussão de toda essa confusão simbólica nas relações sociais e nos vínculos afetivos.

Porque vigilância tem acento?

No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).

Como pode ser definida vigilância em saúde?

A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise per- manentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui ...

Qual o conceito da vigilância em saúde?

A Vigilância em Saúde constitui um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, ...

Como funciona a punição no direito monárquico clássico?

1. Grosso modo, no direito monárquico clássico a punição inscreve-se em uma cerimônia de soberania. ... A cada tortura acompanhada de execução pública a soberania real é desafiada, de onde a necessidade da reafirmação intermitente de seu poder.

Qual seria a origem da sociedade disciplinar?

Foucault cria a ideia de sociedade disciplinar para tentar dar uma resposta à altura do fracasso dos ideais iluministas. Fracasso porque percebemos que nossas sociedades – construídas com base na universalidade da razão, no contrato do consenso social – estão mais para impotentes do que modernas.

Quais são os 4 pilares da vigilância em saúde?

i. vigilância epidemiológica; ii. promoção da saúde; iii. vigilância da situação de saúde; iV.

Quais os princípios da vigilância em saúde?

I – assegurar a oferta de ações e de serviços de vigilância em saúde, considerando o âmbito regional. II – garantir a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de Vigilância em Saúde. III – orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de vigilância em saúde.

O que é punição para Foucault?

A punição é a contramedida do crime e serve para desincentivá-lo; Efeitos Laterais: A pena deve ter efeitos sobre todo o corpo social, não basta apenas o sentenciado ser punido, todos devem saber qual foi a pena para tal delito.

Qual a relação entre poder e punição para Foucault?

Vigiar e punir nos mostra o poder como exercício - exercício de corpos que investem sobre outros corpos para cerceá-los, sujeitá-los, educá-los. Ao contrário de toda a tradição que identificava o poder com o Estado e com os seus aparelhos, Foucault mostra em sua obra, que o poder é plural.

O que é uma sociedade disciplinar?

Nas sociedades disciplinares, as instituições sociais assumem papéis de vigilância, normatização e exame constante dos sujeitos, de tal maneira que o poder, exercido minuciosamente, marca os corpos e lhes impõe condutas. O tipo de poder de uma sociedade disciplinar tende a separar, prender, controlar e punir.

O que Foucault considera como sociedade disciplinar?

Foucault cria a ideia de sociedade disciplinar para tentar dar uma resposta à altura do fracasso dos ideais iluministas. Fracasso porque percebemos que nossas sociedades – construídas com base na universalidade da razão, no contrato do consenso social – estão mais para impotentes do que modernas.