O que significa IRA na medicina? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES. A insuficiência renal aguda (IRA) é uma síndrome caracterizada pela deterioração abrupta e persistente da função renal, que resulta na incapacidade dos rins em excretar escórias nitrogenadas e em manter a homeostase hidroeletrolítica.
Qual a causa da IRA?
IRA RENAL (Intrínseca ou estrutural) – A principal causa é a necrose tubular aguda (NTA isquêmica e/ou tóxica). Outras causas: nefrites tubulo-intersticiais (drogas, infecçoes), pielonefrites, glomerulonefrites e necrose cortical (hemorragias ginecológicas, peçonhas). 3.
Quais os tipos de lesão renal aguda?
A Lesão Renal Aguda ou Injúria Renal Aguda (IRA) pode ser dividida em três tipos etiopatogênicos diferentes:
IRA pré renal.
IRA renal (lesão intrínseca)
IRA pós renal.
Quais os tipos de insuficiência renal crônica?
As Doenças Renais Crônicas (DRC) são um termo geral para alterações heterogêneas que afetam tanto a estrutura quanto a função renal, com múltiplas causas e múltiplos fatores de risco....
Cálculos renais (pedra nos rins) ...
Infecção renal ou pielonefrite. ...
Cistos renais.
6 de nov. de 2019
São exemplos de causas pré renais da insuficiência renal aguda?
As causas pré-renais são: hipovolemia, sepse e insuficiência cardíaca. Causas renais: doenças tubulares, intersticiais ou glomerulares. Causas pós-renais obstrutivas (cálculo em caso de rim único, próstata aumentada, tumores e fibrose retroperitoneal).
Quais as fases da lesão renal aguda?
Na lesão tubular aguda, o débito urinário pode ter 3 fases: Em geral, a fase prodrômica tem débito urinário normal e sua duração varia dependendo dos fatores etiológicos (p. ex., quantidade de toxina ingerida, duração e gravidade da hipotensão) A fase oligúrica tem débito urinário tipicamente entre 50 e 500 mL/dia.