Pleiotropia ocorre quando um par de alelos condiciona mais de um caráter. Assim, um único gene controla diversas características do fenótipo que em alguns casos não estão relacionadas. O gene responsável pela pleiotropia denomina-se pleiotrópico.
Em uma interação gênica epistática, um gene não é expresso (hipostático) no fenótipo devido à ação de outro gene, o gene epistático. Já na pleiotropia existe um par de alelos que é capaz de influenciar diferentes caraterísticas do indivíduo.
vários alelos, determinando uma característica. Neste caso, cada caráter é controlado por um gene, com 2 alelos cada em gene. Indivíduos diplóides => 2 alelos População de indivíduos => vários alelos.
Ou seja, para que uma pessoa seja albina, ambos os pais precisam ser albinos ou pelo menos serem portadores do gene recessivo que confere as características do albinismo. A doença de caráter recessivo pode ser representada pelos alelos aa. Ou seja, indivíduos albinos são aa.
Para descobrir genótipos é preciso que nós possamos observar os pais do indivíduo assim como seus filhos e também o seu fenótipo, podendo ser até mesmo organizados por uma sequência de genoma.