crossorigin="anonymous">
Indicado para canal concreteira, o CP II-F-40 possui alta resistência inicial e final, baixa demanda de água no concreto e maior compatibilidade com aditivos. Um cimento com excelente performance, produzido com o mais rígido controle acarretando na menor variação do mercado.
CP I (Cimento Portland Comum); CP I-S (Cimento Portland comum com adição); CP II-E (Cimento Portland composto com escória); CP II-Z (Cimento Portland composto com pozolana);
O clínquer é o produto granulado que surge após a queima de calcário misturado com argila e pode receber adições (gesso, pozolana, fíler, calcário e escória). Das adições é feita a moagem de cimento a partir dos separadores dos componentes minerais.
O cimento é composto de clínquer e de adições, sendo o clínquer o principal componente, presente em todos os tipos de cimento. O clínquer tem como matérias-primas básicas o calcário e a argila. A propriedade básica do clínquer é que ele é um ligante hidráulico, que endurece em contato com a água.
Ele pode ser utilizado em aplicações gerais, mas é ideal para obras de concreto-massa, como barragens, peças de grandes dimensões, pilares de pontes, obras submersas, entre outras. O Cimento de Alto Forno deve ser evitado em concretagens em ambientes muito secos ou temperaturas baixas.
O Cimento CP IV é indicado para ser utilizado em obras que ocorrem em ambientes agressivos como esgotos, subsolo, obras em locais marítimos, barragens, etc.