EQST

O Que Ponto Empresarial E Qual A Proteço Conferida Ele?

O que é ponto empresarial e qual a proteção conferida à ele?

Há alguma proteção jurídica que defenda o ponto comercial? O Ponto Comercial pertence à pessoa que explora a atividade, e não ao proprietário do imóvel. O Ponto Comercial não existe por si só, ele depende do exercício e da exploração da empresa e é fruto dela; uma consequência do trabalho desenvolvido.

O que é ponto comercial no direito empresarial?

O ponto comercial é um dos elementos incorpóreos (abstratos) do estabelecimento comercial, é o local onde a atividade empresaria é desenvolvida, o ponto físico.

O que é ponto empresarial Qual a diferença do estabelecimento?

O ponto comercial é a localização onde é efetivamente realizada o caráter profissional (habitual) do empresário, em outras palavras, o local do empreendimento. O estabelecimento empresarial, é o complexo de bens utilizados para o exercício da atividade da empresa.

Como proteger o ponto empresarial?

É a chamada Ação Renovatória. Esta ação protege efetivamente o direito ao Ponto Empresarial resultante da atividade desenvolvida, motivo pelo qual em caso de sublocação, quem terá o direito à renovação será o sublocatário, que é quem possui efetivamente o ponto.

O que é vender o ponto comercial?

Vender o ponto comercial, em verdade, significa vender o estabelecimento comercial. Chamamos esse negócio jurídico, em Direito, de trespasse.

Quem tem direito de Inerencia ao ponto?

1. Direito de inerência: é a garantia que o empresário locatário tem de renovar o aluguel do seu ponto comercial compulsoriamente através de uma ação renovatória, ou seja, mesmo que o locador não queira renovar o aluguel.

O que é Inerencia ao ponto?

118) “O ponto – também chamado de propriedade comercial – é o local em que o empresário se estabelece. ... O empresário exerce seu direito ao ponto por meio do que é denominado Direito de Inerência ao Ponto. Isto se dá quando o imóvel é utilizado pelo empresário por força de um contrato de locação.

Qual o conceito de estabelecimento que elementos integram o estabelecimento?

Compõem o estabelecimento empresarial elementos materiais, representado por bens corpóreos (móveis e imóveis) e imateriais, ou seja, os bens que integram a propriedade industrial, o nome empresarial e o ponto.

Qual a proteção jurídica do ponto comercial?

Quanto o imóvel pertence ao empresário a proteção do ponto comercial decorre da própria proteção dada à propriedade do imóvel. No entanto, na maior parte das vezes, a locação de um imóvel se torna imprescindível para o sucesso da atividade desenvolvida pela empresa.

Como tirar inquilino de imóvel comercial?

Contratos mais extensos, como o de 30 meses renovados por tempo indeterminado, o dono do imóvel pode pedir que o inquilino se retire (com 30 dias de antecedência) sem dar justificativas. Se houver a recusa por parte do inquilino, o proprietário pode entrar com uma ação na Justiça para rescindir o contrato.

Quando se vende ponto comercial?

Trata-se da venda do estabelecimento que, para valer perante terceiros, deverá: Ser averbada na Junta Comercial; Providenciar a publicação no diário oficial do Estado. Concordância dos credores apenas no caso do alienante não ter bens suficientes para quitar o débito.

É permitido vender ponto comercial?

Mesmo que o imóvel não seja de propriedade do dono do negócio, isto é, seja alugado para fins comerciais, por lei, ele tem assegurado o direito ao ponto comercial. Ao optar por passar o ponto comercial, a transação se dá de forma imobiliária.

O que é o direito de inerência?

1. Direito de inerência: é a garantia que o empresário locatário tem de renovar o aluguel do seu ponto comercial compulsoriamente através de uma ação renovatória, ou seja, mesmo que o locador não queira renovar o aluguel.

O que é ação renovatória e quais seus requisitos?

Ação renovatória é a ação judicial proposta pelo inquilino contra seu locador para que um contrato locação comercial seja renovado de modo forçado, mesmo contra a vontade do locador, permitindo que o empresário (inquilino) permaneça conduzindo seu negócio naquele ponto comercial. Está prevista na Lei 8.245/91.

Quais os bens que compõem o estabelecimento empresarial?

O estabelecimento comercial é a junção dos elementos materiais, como móveis, imóveis e demais bens e seus elementos imateriais, tais como a propriedade industrial, nome empresarial, ponto etc. O código civil explicita bem esse fato: Art.

Quais os bens imateriais considerados pela empresa?

2.2 - Bens Imateriais
  • nome empresarial;
  • marcas, patentes;
  • título de estabelecimento;
  • créditos;
  • contratos.
  • ponto.