Músculo oblíquo externo do abdome (abdómen) Ventralmente ele constitui uma larga aponeurose que se estende medialmente para a linha alba e caudalmente para a crista ilíaca, o osso púbico e o ligamento inguinal. A inervação é levada pelos nervos intercostais inferiores.
O músculo oblíquo interno fica localizado profundamente ao oblíquo externo e origina-se a partir do ligamento inguinal, crista ilíaca e fáscia toracolombar. Suas fibras dirigem-se superiormente e anteriormente para se inserirem nas cartilagens costais da 9a até a 12a costelas e na linha alba.
Os músculos oblíquos são aqueles laterais, que vão das costelas até os ossos do quadril. Eles são utilizados sempre que giramos o tronco ou nos inclinamos de um lado ou para o outro. E ajudam na estabilização do corpo e a manter o tronco protegido.
Não sabe quais os exercícios mais adequados para tonificar os abdominais oblíquos? Veja as nossas sugestões e sinta os resultados.
Para que serve: O abdominal oblíquo exige estabilização, o que exige mais trabalho aos músculos. Então, é perfeito para quem quer fortalecer o abdômen e considerado um dos melhores tipos de abdominais para quem sonha com uma barriga chapada.
Conheça 11 dicas para acabar com a flacidez na barriga
Ter a musculatura do abdômen fortalecida também facilita qualquer movimento que você for fazer no seu dia a dia, além de melhorar a postura durante a sua jornada de trabalho e evitar dores na lombar e nas costas.
Sempre que um impulso nervoso (potencial de ação – estímulo elétrico) chega à célula muscular dizendo ao músculo para se contrair, ele se espalha pela superfície dos sarcômeros, até o túbulo T. Os íons de cálcio são liberados pelo retículo sarcoplásmico que liga as fibras de actina.
Os medicamentos mais comuns no tratamento de contrações musculares espasmódicas são:
Geralmente, afetam um pequeno número de músculos por vez. A intensidade da dor pode variar muito, indo de um leve desconforto até uma dor intensa e incapacitante. Apesar de geralmente a dor muscular ir embora em poucos dias, em alguns casos persiste por mais tempo, podendo durar semanas, meses e até anos.