EQST

O Que O Setor Pblico?

O que é o setor público?

O setor público, por vezes referido como setor estatal, é uma parte do Estado que lida com a produção, entrega e distribuição de bens e serviços por e para o governo ou para os seus cidadãos.

Quais são as funções econômicas do Estado?

São três as funções econômicas clássicas do Estado, denominadas funções fiscais, as quais possuem reflexos sobre o Orçamento Público: função alocativa, função distributiva e função estabilizadora. Na função alocativa, o Estado atua diretamente na produção de bens.

Quais as 3 funções do governo?

Do ponto de vista econômico, a ação governamental atende a certas funções básicas. Estas tendem, por sua vez, a afetar os rumos do crescimento e os parâmetros do desenvolvimento econômico. A literatura aponta para três funções básicas: função estabilizadora, função alocativa e função distributiva.

Quais são as três funções do setor público na economia?

Devido à existência de falhas de mercado, tendo em vista a necessidade de aumentar o bem- estar da sociedade, o setor público intervém na economia desempenhando três funções clássicas: função alocativa, estabilizadora e distributiva.

O que é função distributiva do Estado?

» Função distributiva: distribuição, por parte do governo, de rendas e riquezas, buscando assegurar uma sociedade menos desigual, tal como a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde.

Quais são as principais funções do governo?

Um personagem importante na economia de todo país é o governo, sendo ele responsável por analisar, planejar e aplicar suas políticas a fim de tentar conciliar o interesse de todos os envolvidos no ambiente econômico.

Quais são os tipos de política fiscal?

Política Fiscal

  • Política fiscal expansionista (expansiva): feita com o objetivo de aumentar o rendimento da economia do país, quando está muito abaixo do esperado (recessão);
  • Política fiscal contracionista (restritiva) :feita com o objetivo de contrair o rendimento da economia do país, quando está muito acima do esperado.

Quais são os principais instrumentos de política fiscal?

Os principais instrumentos da política fiscal são:

  • Os gastos governamentais, que incluem os subsídios;
  • A tributação, que é derivada da arrecadação de impostos.

Como a política fiscal afeta as empresas?

Investimentos vantajosos dependem da Política Fiscal No mercado, quanto maior a demanda, maiores as vendas e melhores os resultados para as empresas. Esse é o resultado de uma política expansionista que, como vimos, é um período em que o governo está investindo e gastando mais para aquecer a economia.

Quem controla a política fiscal?

O Tesouro Nacional é o órgão responsável pelas contas públicas e os principais indicadores econômicos que o Governo deve acompanhar para determinar a Política Fiscal adotada são a inflação, equilíbrio das contas externas e crescimento da produção e do emprego.

Qual o papel da política fiscal?

Assim, o papel da política fiscal, mais precisamente do gasto público, é ajustar as decisões de gastos dos agentes privados no sentido de gerar a plena utilização dos recursos produtivos. Logo, o nível de impostos deve ser determinado pelo volume de gastos privados compatíveis com o pleno emprego.

Quais as consequências positivas de uma política fiscal expansionista?

A política fiscal expansionista busca exatamente aumentar os gastos do governo e reduzir os impostos para contribuir com o avanço da economia. ... Como o país se encontra em situação de superávit é muito mais simples elevar os gastos e reduzir tributos. Afinal, isso não resultará em agravamento do endividamento do governo.

Qual o objetivo da política fiscal expansionista?

Política fiscal expansionista: É a tomada de medidas econômicas que objetiva gerar um aumento da despesa pública ou redução de impostos. Política fiscal contracionista:É a tomada de decisões que visa uma redução de gastos governamentais público ou aumento os impostos, ou ainda uma combinação de ambos.

O que pode acontecer em uma economia com a adoção de uma política fiscal expansionista?

A política fiscal pode impactar o resultado de investimentos realizados. Em uma política expansionista, por exemplo, é intuitivo pensar que a demanda agregada da economia aumentará. Afinal, o Governo está gastando mais e inserindo mais moeda na economia.

É um exemplo de política fiscal expansionista?

Aqui vão alguns exemplos de medidas popularmente adotadas na política expansionista: Política monetária expansionista: redução da taxa básica de juros, do recolhimento compulsório e da taxa de redesconto; ... Política fiscal expansionista: redução de tributos, aumento dos gastos governamentais (como os investimentos) etc.

O que fazer para conter a inflação de demanda?

Para combater esse problema, deve existir um estímulo à produção e a produtividade para atender a demanda e formar estoque regulador quando a demanda diminuir. Dessa forma, a economia cresce, o PIB aumenta, gera-se mais serviços e impostos ao governo e a inflação cai vertiginosamente.

O que causa a inflação de demanda?

Inflação de demandaocorre quando a demanda (procura) por bens e serviços é superior a quantidade ofertada dos mesmos. Seguindo a lei da oferta e procura, quando a procura está em um nível muito acima do que a oferta, há um aumento de preços. ... Inflação de custos – também conhecida como inflação de oferta.