As principais características do Pré-Modernismo são: Denúncia dos problemas sociais enfrentados, como fome, miséria, abismos sociais, conflitos, entre outros. Aproximação da obra literária ao contexto social, político e econômico. Regionalismo, ou seja, passou-se a valorizar a própria cultura.
A linguagem do pré-modernismo tinha como características: ... Linguagem informal, diferente da linguagem formal do arcadismo. De caráter, social, regionalista, política, simplista, híbrida, libertária, marginal e coloquial, a linguagem do pré-modernismo foi marcada pelo contexto histórico que o Brasil vivia.
Autores e Obras do Pré-Modernismo
A Linguagem do Modernismo é despretensiosa e despreocupada com os padrões formais. ... Sendo assim, eles se aproximaram da linguagem coloquial, subjetiva, original, crítica, sarcástica e irônica. Lembre-se que o Modernismo foi um movimento artístico-literário que surgiu no século XX no Brasil e no Mundo.
O modernismo é um movimento artístico, literário e cultural que começou no final do século XIX para quebrar os paradigmas das artes clássicas e tradicionais e dar aos autores e artistas liberdade de experimentar novas estéticas, sensações e formas de ver o mundo.
É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). ...
Renovação da linguagem, busca de experimentação, liberdade criadora, rompimento com o passado, uso do adjetivo “novo”, busca pela identidade nacional.
Com a arte não servindo mais ao Estado ou a Igreja havia possibilidade de mostrar algo novo, alho moderno. Nesse movimento foram criados os movimentos: Cubismo,Futurismo, Fauvismo,Surrealismo, Abstracionismo, etc. (ambos com a característica de NÃO representação da realidade).
O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.
A proposta da arte moderna nessa primeira fase era a libertação do olhar por meio da destruição dos velhos tabus da inteligência nacional, em busca de uma renovação cultural. Os ideais da liberdade e do nacionalismo crítico são características importantes das produções do período.
Também conhecida como Semana 22, o principal motivo era renovar e transformar o contexto artístico brasileiro, tanto na arte como na literatura. O Brasil vivia a República Velha. O capitalismo crescia no país, consolidando a república. A elite paulista estava totalmente influenciada pelos padrões europeus tradicionais.
A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. ... O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento.
A Semana de Arte Moderna trouxe inovações na música, na literatura, na escultura e na pintura. ... A Semana de Arte Moderna trouxe inovações na música, na literatura, na escultura e na pintura, com nomes como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.
O comportamento do público era muito estranho, em geral a reação da maioria era de espanto, de frustração, com aquela nova estética importada da vanguarda europeia. A resposta conservadora à ousadia de Anita Malfatti não demorou.
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. ... Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti.
Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
Consequências da Semana de Arte Moderna de 1922 Houve uma revolução na linguagem artística, já que se obteve uma ruptura com o passado. Certas novidades artísticas surgiram na Semana e se incorporaram à cultura nacional. Um exemplo é a poesia, que antes era apenas escrita, mas passou a ser declamada.
O principal legado pode ser descrito como a libertação da arte brasileira em todos os seus aspectos, devido a ruptura com os padrões acadêmicos da arte na década de 20, o que criou uma nova identidade nacional.
Entre as obras e artistas que marcaram esse período, destacaram-se a pintura art nouveau Di Cavalcanti, a poesia de Mário de Andrade e as esculturas de Victor Brecheret.