Seja qual for a forma do corpo, existe um ponto onde podemos supor aplicados todos os pesos das diversas partículas que o constituem. Esse ponto é chamado centro de gravidade.
Para fazermos esse procedimento, devemos utilizar o Baricentro – considerado como o centro de massa e de gravidade de um triângulo homogêneo. Tendo em vista que um triângulo possui três vértices, há também três medianas que se interceptam em um ponto comum que divide cada mediana em duas partes.
Portanto, para calculá-lo, basta dividir a altura e a base por dois. O centro de massa da circunferência fica exatamente em seu centro porque o eixo de simetria do círculo é uma reta que vai de uma de suas extremidades à outra, passando exatamente pelo seu centro.
A velocidade do centro de massa será Sendo P o momento linear total do sistema, O momento linear total de um sistema de partículas é o produto de sua massa total pela velocidade do seu centro de massa. As forças que atuam sobre as partículas podem ser separadas em forças externas e internas.
Como funciona o cálculo de distâncias pelo método de paralaxe? Este método baseia-se na comparação de duas observações de um astro feitas a partir da Terra, em dois momentos com uma diferença de 6 meses entre eles. Deste modo, obtém-se uma diferença angular, usada para calcular a distância entre a Terra e o astro./span>