Por mais que haja mais pessoas falando sobre o autismo, ainda há muita desinformação, o que impede o diagnóstico precoce e prejudica o tratamento. Isso porque, quanto antes o TEA for diagnosticado, mais benefícios trarão os tratamentos e as intervenções.
Meu filho tem 2 anos ainda fala bem pouco .ele chora por tudo que quer se joga no chão. Não fala bem .só escuta as vezes quando chamamos pelo seu nome .será que ele pode ser autista?
NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas neste site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.
Além disso, a manutenção de uma rotina, onde a criança com autismo tem uma certa previsibilidade dos acontecimentos, é um traço comum no TEA. Em geral, as mudanças na rotina ou a exposição a ambientes barulhentos e super estimulantes pode perturbar as crianças com autismo, levando a explosões de raiva, frustração, angústia ou tristeza.
Até hoje, as causas do autismo são inconclusivas e, desde meados dos anos 1940, a medicina tenta desvendá-las. Devido a algumas pesquisas e estudos voltados ao assunto – que se fazem presentes desde os anos 1970/1980 –, acredita-se que o transtorno possui ligações com alterações genéticas.
O autismo não tem cura, no entanto, quando o tratamento é realizado corretamente, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, a capacidade de comunicação e a autonomia da pessoa.
No entanto, crianças com autismo tendem a trocar facilmente de colo, sem chorar ou relutar. Por outro lado, uma irritação constante, choro frequente e agitação exacerbada, com manifestações de agressividade, também podem estar relacionadas.
Todas as crianças que possuem sintomas mais rígidos do que os citados anteriormente possuem o transtorno autista. O funcionamento da capacidade social, cognitiva e linguística é bastante afetado, além de possuírem comportamentos repetitivos.
Em alguns casos, a pessoa com autismo pode ainda apresentar qualidades fora do comum, como conseguir se lembrar de muitos detalhes ou ter boas habilidades para música, números ou arte, por exemplo. Confira mais sintomas de autismo de acordo com a idade.
Em caso de suspeita de autismo, é importante consultar um pediatra ou neuropediatra, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento apropriado, que pode melhorar a qualidade de vida da pessoa e ajudar no desenvolvimento da autonomia.
Antes do Manual de Diagnóstico publicar os especificadores, era comum que pessoas do espectro fossem diagnosticadas com transtorno autista ou síndrome de Asperger. Porém, o diagnóstico mais amplo de TEA abrange essas condições.
Quando o autismo é leve, os sintomas são pouco notados e a pessoa consegue ser praticamente independente. No entanto, mesmo no autismo leve é necessário algum apoio para que a pessoa consiga relacionar-se bem e desenvolver suas habilidades. Entenda melhor o que é o autismo leve e faça o teste online.
Mesmo com todas as pesquisas referentes ao Autismo em andamento, ainda não há um medicamento específico para o seu tratamento, bem como uma cura. Porém, há diversas maneiras para se tratar as funções cognitivas e funcionais da criança desde o momento em que foi diagnosticada.
Além disso, a manutenção de uma rotina, onde a criança com autismo tem uma certa previsibilidade dos acontecimentos, é um traço comum no TEA. Em geral, as mudanças na rotina ou a exposição a ambientes barulhentos e super estimulantes pode perturbar as crianças com autismo, levando a explosões de raiva, frustração, angústia ou tristeza.
De acordo com a Comissão Europeia, existe uma escassez de 800 mil trabalhadores na área de TI na União Europeia. A contratação de pessoas neurodivergentes seria uma solução para esses casos, uma vez que a área de TI e suas tarefas correspondem às habilidades desses indivíduos.
Atualmente, por conta das mudanças recentes e dos principais manuais de diagnóstico, o termo que abrange todos os outros e que será o mais comumente na hora do diagnóstico é o primeiro da lista, isto é, Transtorno do Espectro Autista.
Crianças que possuem um tipo de autismo um pouco mais grave do que a Síndrome de Asperger e um pouco mais leve do que o Transtorno Autista são diagnosticadas com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento.
Pessoas com autismo também podem sofrer alterações em áreas cerebrais que afetam a fala e o comportamento. Fatores ambientais também podem influenciar o desenvolvimento de TEA, embora esse fator ainda não seja confirmado pela ciência.
Dentre os comportamentos atípicos, podemos notar que as crianças com autismo podem demonstrar extrema atenção ou interesse por determinado objeto; realizar movimentos repetitivos com o corpo, alinhar ou organizar brinquedos em linha, entre outros.