crossorigin="anonymous">
Duopólio, um caso especial de um oligopólio com duas empresas. Oligopsônio, um mercado, onde muitos vendedores podem estar presentes, mas encontram poucos compradores. Monopólio, onde existe apenas um fornecedor de um produto ou serviço. ... Monopsônio, quando há apenas um comprador no mercado.
4. Por que uma empresa poderia possuir poder de monopólio mesmo não sendo a única produtora do mercado? ... À medida que a elasticidade da demanda aumenta, isto é, à medida que a curva de demanda se torna menos Page 2 inclinada, o inverso da elasticidade se aproxima de zero e o poder de monopólio da empresa diminui.
Quanto menos elástica for a curva de demanda da empresa, maior poder de monopólio ela terá. O determinante definitivo do poder de monopólio é, portanto, a elasticidade da demanda da empresa. Três fatores determinam a elasticidade da demanda de uma empresa: 1 - A elasticidade da demanda de mercado.
Como a demanda que o monopolista enfrenta corresponde procura do mercado, que é negativamente inclinada, o monopolista enfrenta uma relação inversa entre o preço e a quantidade. Desta forma, para maximizar seu lucro: RMg = CMg e quanto menos elástica for a demanda, maior o preço (P).
1. Por que quando uma empresa possui poder de monopólio no mercado de produto, sua curva de demanda da mão-de-obra é mais inelástica do que quando ela produz competitivamente? ... Isso implica que a receita do produto marginal para o monopolista é mais inelástica do que para a empresa do setor competitivo.
Com relação à estrutura de mercado monopolista, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ... ( ) Quando a escala mínima de eficiência é elevada, os monopólios são justificados porque neste caso o nível de produção, que minimiza os custos médios, é elevado em relação ao tamanho do mercado.