Como de costume, Jesus ensinava num barco, recorrendo à realidade do povo para ensinar lições profundas, de natureza espiritual. Ao narrar a parábola do semeador, Jesus considera o Homem como a própria semente e não como os diversos tipos de solo que recebem a semente da Palavra.
Os três tipos de terrenos (Parábola do semeador)
O Semeador é Jesus; a semente é a palavra de Deus; os tipos de solo são os corações das pessoas. Partindo disso, a parábola começa a ficar mais clara para nosso entendimento. ... O primeiro tipo de solo é o que está à beira do caminho, onde a semente (palavra) é pisada e as aves do céu a comem.
Jesus é o Semeador generoso que lança na terra de nossa vida a semente fecunda de sua Palavra de Salvação. ... Todos nós sabemos que para semear, uma atividade meramente humana, que implica certeza e confiança primeiro em Deus, sem Deus, a terra não dará frutos.
A semeadura é feita com a camada superficial do solo drenada e, de acordo com os equipamentos usados, pode ser subdivida em: semeadura a lanço e semeadura em linhas. Apresenta como vantagens rapidez e economia.
substantivo feminino Condição de quem possui direitos civis, políticos e sociais, que garante a participação na vida política. Estado de cidadão, de quem é membro de um Estado. Exercício dos direitos e deveres inerentes às responsabilidades de um cidadão: votar é um ato de cidadania.
São pequenas ações locais que representam diferencial e ganho para a população. Exemplo de atitude cidadã.
Cidadania é o conjunto dos direitos e deveres de um indivíduo. É o que torna a pessoa um cidadão ou integrante pleno de um Estado (país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado). ... Os direitos dos cidadãos estão previstos na Legislação de cada país.