O que hidrocefalia PDF? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A hidrocefalia é uma patologia causada pelo aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (LCR) nos ventrículos do cérebro, que em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos ao órgão.
O quê hidrocefalia aguda?
A hidrocefalia é uma doença na qual ocorre um aumento da quantidade de líquor no cérebro, que, quando em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos importantes ao órgão.
Como é corrigida a hidrocefalia?
O tratamento padrão atual para a hidrocefalia é a implantação cirúrgica de uma válvula. Uma válvula redireciona o líquido cefalorraquidiano para outra parte do corpo. Essa técnica permite que os ventrículos aumentados do cérebro retornem a um tamanho mais normal, em um esforço para aliviar os sintomas da hidrocefalia.
Como ocorre a hidrocefalia congênita?
A hidrocefalia acontece quando há um bloqueio da passagem do líquido cefalorraquidiano (LCR), aumento da produção ou má absorção do mesmo pelo organismo, o que pode acontecer devido a mal-formações fetais, presença de tumores, infecções ou acontecer como consequência do AVC, por exemplo.
O que pode ser líquido na cabeça?
A obstrução das vias que transportam o LCR pode causar a Hidrocefalia, mas fatores externos também podem levar à doença, como traumas, hemorragias intracranianas, meningite, algumas doenças infecciosas, má formação congênita, tumores e cistos.
Quando se descobre a hidrocefalia?
A hidrocefalia congênita pode ser descoberta durante a gestação, em um ultrassom pré-natal de rotina, mas frequentemente é diagnosticada durante a infância ou enquanto bebê até o 1º ano de vida.
O que é água na cabeça?
A hidrocefalia, termo que significa “água na cabeça”, é um distúrbio caracterizado por um aumento na quantidade de líquido cefalorraquidiano no interior da caixa craniana.
Qual exame detecta hidrocefalia?
O diagnóstico da hidrocefalia de pressão normal é feito pelo médico com base nos sintomas apresentados pelo paciente e nos resultados dos exames de ressonância magnética. Outro exame importante é o tap test, realizado em ambiente ambulatorial com anestesia local, sem a necessidade de internação.
Quais as sequelas que pode causar a hidrocefalia?
O diagnóstico precoce é muito importante, pois a Hidrocefalia pode deixar sequelas limitantes se o quadro evoluir. Podem surgir problemas de aprendizagem, concentração, raciocínio lógico, memória, coordenação, organização, localização no tempo e no espaço e motivação, bem como puberdade precoce e dificuldades visuais.
Quando ocorre a hidrocefalia?
A hidrocefalia ocorre quando o líquido dos espaços normais do cérebro (ventrículos) não pode ser drenado. O líquido pode se acumular por muitos motivos, como um defeito congênito, hemorragia no cérebro ou tumores cerebrais.
Como evitar a hidrocefalia?
Existem vacinas capazes de prevenir que indivíduos sejam infectados por doenças infecciosas, o que consequentemente previne que ocorra a hidrocefalia como sintoma dessas doenças. Outro cuidado que pode ser bastante eficaz para que os riscos de hidrocefalia diminuam é o uso de equipamentos de segurança.
O que pode causar a hidrocefalia?
A obstrução das vias que transportam o LCR pode causar a Hidrocefalia, mas fatores externos também podem levar à doença, como traumas, hemorragias intracranianas, meningite, algumas doenças infecciosas, má formação congênita, tumores e cistos.
Quais os sintomas de água na cabeça?
Os sintomas podem incluir, mas não estão limitados a:
Dor de cabeça.
Náuseas.
Vômitos.
Distúrbios visuais.
Coordenação motora precária.
Alterações de personalidade.
Falta de concentração.
Letargia.
Como tirar água da cabeça?
Uma das formas mais simples e eficazes de tirar a água dos ouvidos é inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia. Outra forma é colocar um pouquinho de água morna numa seringa sem agulha e colocar no ouvido entupido.