crossorigin="anonymous">
Percepção Visual refere-se a capacidade do cérebro de fazer sentido do que os olhos veem. Este não é o mesmo que o Acuidade Visual. Boas habilidades perceptivas visuais são necessárias para leitura e escrita, recortar, desenhar, completar problemas de matemática, bem como muitas outras habilidades.
A tarefa de medir a visão não é simples, mas podemos analisar alguns itens da função visual separadamente. ... O principal item medido quando se quantifica a visão é a acuidade visual. O paciente é colocado a uma distância padronizada, e algumas letras de tamanhos diferentes são projetadas.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.
A Avaliação Funcional da Visão é a avaliação a qual procura-se atender as especificidades dos alunos com Baixa Visão. Essa avaliação deve ser realizada em um ambiente cuidadosamente preparado. ... Por exemplo, a acuidade visual para longe e para perto, sensibilidade ao contraste, campo visual, visão de cores.
A retina transmite os dados visuais, através do nervo óptico e do núcleo geniculado lateral, para o córtex cerebral. No cérebro tem então início o processo de análise e interpretação que nos permite reconstruir as distâncias, cores, movimentos e formas dos objetos que nos rodeiam.
É a região da retina mais altamente especializada para a visão de alta resolução. A fóvea contém apenas cones e permite que a luz atinja os fotorreceptores sem passar pelas demais camadas da retina, maximizando a acuidade visual – que é a capacidade do olho de distinguir entre dois pontos próximos.
Os insetos tem a visão muito limitada quando comparada à de outros animais. A maioria dos insetos tem olhos compostos, isto é, formados por um conjunto de pontos chamados de omatídeos. ... Entre os olhos compostos, muitos insetos possuem alguns olhos menores, eles são chamados de olhos simples ou ocelos.
De uma maneira rápida, as cores são percepções dos olhos ao captarem as ondas eletromagnéticas refletidas em determinadas superfícies. Dependendo do tamanho da onda ou de seu comprimento, as cores variam. ... Isto ocorre porque o cérebro reage de forma diferente dependendo da cor que chega até ele.
Psicologia das Cores: como elas podem afetar no marketing e nas vendas. ... Essas cores retém os clientes. Elas estimulam os sentidos e entregam significado na metade do tempo que uma mensagem em texto. A psicologia das cores é um estudo que mostra como as cores afetam nossas emoções e nosso poder de decisão.
Vermelho, amarelo e azul são as cores primárias. O vermelho é uma cor quente, a qual mostra a vitalidade, energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre, por isso desperta o otimismo. Já o azul, é a cor que dá concentração e aprimora a mente.
O verde e o azul compõem bem ambientes dedicados para o estudo. Apesar de serem mais relaxantes e menos quentes e vibrantes como o amarelo, o laranja e o vermelho; o verde e o azul cumprem funções importantes. São cores que acalmam e preparam o corpo e a mente para longas rotinas de trabalho ou estudo.
O preto transforma todos os significados positivos de todas as cores cromáticas em seu oposto negativo. Quando adicionado amarelo fortalece as sensações negativas como culpa, egoísmo, infidelidade e melancolia.