Significado de Cessão Ato de emprestar, de ceder por um tempo; empréstimo. Permissão para; outorga, licença: cessão para cultivo de algodão. [Jurídico] Acordo pago ou gratuito através do qual se transmite certo crédito ou direito a outrem.
O presente termo tem por objeto a Cessão de Uso de bem(ns) móvel (is) pertencente(s) à CEDENTE e descrito(s) no Anexo I, em favor da CESSIONÁRIA, que ficará(ao) alocados na , pelo prazo de , a contar da data de sua assinatura.
Seção é uma palavra homônima que deve ser utilizada no sentido de corte, repartição, divisão ou departamento. Sessão, por sua vez, significa reunião ou intervalo de tempo que dura uma atividade específica.
A cessão de titularidade pode ocorrer entre um dos herdeiros ou na venda para terceiros. Nesse caso, para garantir a validade legal da negociação, o documento precisa ser oficializado por meio de uma escritura pública, registrada no cartório de notas.
CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS POR INSTRUMENTO PARTICULAR. INEFICÁCIA CONTRA TERCEIROS. Nos termos dos arts. 1.
A cessão dos direitos hereditários só se concretiza com a assinatura da escritura pública de cessão de direitos hereditários, feita no Cartório de Notas. Para fazer essa escritura, é necessário pagar a taxa do Cartório, além do imposto cabível, se for o caso.
O art. 1.
A Escritura Pública de Cessão de Direitos Hereditários é um contrato, uma formalização de negócio jurídico, na qual os herdeiros cedem seus direitos de patrimônio decorrentes de uma sucessão (um falecimento), antes de ser feita a partilha de referidos direitos.
“Pode-se dizer que a cessão de direitos hereditários, gratuita ou onerosa, consiste na transferência que o herdeiro, legítimo ou testamentário, faz a outrem de todo o quinhão ou de parte dele, o qual lhe compete após a abertura da sucessão.
Entende-se por cessão de direitos hereditários a transmissão de todo ou parte do quinhão hereditário que compete, após a abertura da sucessão, ao herdeiro legítimo ou testamentário. É feito por ato inter vivos, gratuita ou onerosamente, ao co-herdeiro, que possui o direito de preferência, ou a terceiro interessado.
Na renúncia o herdeiro “abre mão” de seu quinhão hereditário para o monte e haverá a incidência somente do imposto causa mortis (ITCMD); já na cessão o herdeiro/cedente aceita seu quinhão e o transmite de forma gratuita ou onerosa em favor de outrem/cessionário.
ITCMD
A base de cálculo para este imposto está definida na Lei como o valor venal dos bens....Por exemplo:
Quem paga as custas e impostos? A responsabilidade pelo pagamento dos impostos e custas é dos herdeiros. No entanto, é possível solicitar ao juiz (no caso de inventários judiciais), a venda de um bem para pagar as despesas quando os herdeiros não tiverem condições de arcar com todos os custos.
CUSTAS PROCESSUAIS. BASE DE CÁLCULO. No processo de inventário, a taxa judiciária deve ser calculada sobre o valor dos bens deixados pelo de cujus, excluindo-se a meação do cônjuge supérstite.