O que fenologia da soja? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A fenologia consiste no estudo das mudanças que ocorrem durante o período vegetativo e reprodutivo de uma certa espécie no decorrer do tempo. Com isso, a descrição do desenvolvimento da soja mais utilizada no mundo inteiro é a proposta por Fehr & Caviness (1977). ...
Quais são os estádios fenológicos da cultura da soja?
Os estádios reprodutivos abran- gem quatro distintas fases do desenvolvimento reprodutivo da planta, ou seja, florescimento (R1 e R2), desenvolvimento da vagem (R3 e R4), desenvolvimento do grão (R5 e R6) e maturação da planta (R7 e R8).
Qual é o estádio fenológico R1 em soja?
R1 (início do florescimento) Uma flor aberta em qualquer nó da haste principal.
O que se entende por fenologia a da planta?
Fenologia refere-se à parte da botânica que estuda as diferentes fases do cres- cimento e desenvolvimento das plantas, tanto a vegetativa (germinação, emer- gência, crescimento da parte aérea e das raízes) como a reprodutiva (floresci- mento, frutificação e maturação), de- marcando-lhes as épocas de ocorrência e as ...
O que é o canivete da soja?
O estágio R3 é o início da formação do legume (vagem) com 0,5 cm de comprimento presente em qualquer um dos 4 últimos nós da haste principal, com folhas completamente desenvolvidas, conhecido popularmente como “canivete”.
Qual a importância de saber os estádios fenológicos da cultura da soja?
Você sabe identificar cada fase da soja? Este conhecimento permite uma decisão mais assertiva durante todo o processo produtivo, e isso reflete em uma maior qualidade da semente, consequentemente uma maior produtividade e mais lucro!
Quando ocorre o estádio vc na cultura da soja?
O estádio V3, por exemplo, é definido quando os folíolos do 1º nó vegetativo (unifoliolado) ao 4º nó foliar estão desenrolados. Semelhantemen- te, o estádio VC ocorre quando as folhas unifolioladas desenrolaram-se.
Quantos estádios vegetativos tem a soja?
Ciclo de desenvolvimento da soja O valor de “n” varia em função das diferenças varietais e ambientais. A fase reprodutiva apresenta oito subdivisões ou estádios.
Quantos dias demora para a soja emergir?
Existe uma grande variedade de cultivares de soja, portanto a duração total do ciclo da soja pode variar de 100 a 160 dias. Porém, os ciclos comerciais mais comuns costumam ter de 115 a 125 dias, característico da época de semeadura de cultivares precoces a médias.
Qual a característica do estádio V1?
Assim, uma plântula está em V1 quando as folhas unifolioladas (opostas, no primeiro nó foliar) estiverem completamente desenvolvidas, isto é, quando os bordos dos folíolos da primeira folha trifoliolada não mais se tocarem. ... Dessa forma, nesse estádio a planta irá possuir um par de folhas unifolioladas (ou um nó).
Qual o significado da letra V e R na fenologia das plantas?
O desenvolvimento da soja pode ser dividido em dois momentos importantes: o período vegetativo (V), onde a planta está priorizando o seu crescimento e acúmulo de reservas e o período reprodutivo (R) onde as flores se desenvolvem e inicia-se a formação do produto de interesse: o grão.
O que significa a palavra fenologia?
[ Ecologia ] Estudo de fenómenos ou processos biológicos periódicos (por exemplo, a floração, a frutificação, as migrações), na sua relação com o clima e as condições ambientais.
O que é estádio fenológico?
A fenologia representa, portanto, o estudo de como a planta se desenvolve ao longo de suas diferentes etapas: germinação, emergência, crescimento e desenvolvimento vegetativo, florescimento, frutificação, formação das sementes e maturação.
Como é feita a dessecação da soja?
A dessecação pré-colheita consiste em aplicar um herbicida, geralmente de contato, quando a semente atinge o ponto de maturação fisiológica. A aplicação mata a planta e seca suas folhas, uniformizando a maturação, o que permite antecipar a safra.
Qual a importância de se estudar a fenologia de uma cultura?
Dessa forma é de suma importância que se conheça a fenologia de desenvolvimento das culturas, pois essa se constitui uma ferramenta eficaz para o manejo, uma vez que possibilita identificar por meio da observação dos caracteres morfológicos em que momento fisiológico se encontra o vegetal, possibilitando empregar ...
Como funciona o grupo de maturação da soja?
O Grupo de Maturidade Relativa é a duração do ciclo de desenvolvimento da soja (semeadura até a maturidade fisiológica), sendo determinada pela resposta ao fotoperíodo, práticas de manejo e área geral de adaptação das cultivares de soja.
O que é o período juvenil longo na cultura da soja?
Essas cultivares, com menor sensibilidade ao fotoperíodo, são conhecidas como cultivares com Período Juvenil Longo (PJL). A juvenilidade em soja é determinada pelo período entre a emergência e o início da indução fotoperiódica, ou seja, durante esse período a planta de soja não responde ao fotoperíodo.
Quantos Trifolios tem a soja?
As flores de soja podem apresentar coloração branca, púrpura diluída ou roxa, de 3 até 8mm de diâmetro. O início da floração dá-se quando a planta apresenta de 10 até 12 folhas trifolioladas, onde os botões axilares mostram racemos com 2 até 35 flores cada um.
O que é grupo de maturação na soja?
O Grupo de Maturidade Relativa é a duração do ciclo de desenvolvimento da soja (semeadura até a maturidade fisiológica), sendo determinada pela resposta ao fotoperíodo, práticas de manejo e área geral de adaptação das cultivares de soja.
Quanto tempo demora para colher a soja?
A colheita da soja ocorre de janeiro à abril nas regiões CO e NE. Em cada Fazenda a colheita deve ser escalonada conforme o ciclo de cada cultivar, o que permite colher no ponto ideal de maturação.