Uma nação é constituída por uma população que partilha a mesma origem, língua, religião e/ou cultura, ou seja, são pessoas que possuem uma história e identidade comuns.
Ordem e respeito ao Estado, memorizar o hino nacional, amar a bandeira e conhecer os demais símbolos, são fatores importantes, mas têm que se aliar à outros sentimentos como o de ter vontade, ter autonomia para pertencer a um país que alcança o verdadeiro sentido de ser uma nação.
território=refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição. ... Mas a rigor, os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter da nação.
Resposta. O Brasil atualmente é um país livre sobre o prisma formal, ou seja, as leis e a Constituição Federal da República garantem uma liberdade até certo ponto, desde que você respeite outros direitos, como a dignidade humana do outro, por exemplo.
O que é Nacionalismo: O nacionalismo consiste em uma ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação, que exprimem a crença na existência de certas características comuns em uma comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelá-las politicamente.
Tipo de nacionalismo caracterizado por uma valorização exagerada das características econômicas, políticas e culturais de um país. ... Também chamado de Neocolonialismo, foi um movimento de conquista e dominação de territórios da África, Ásia e Oceania, por países ricos da Europa, a partir do século XIX.
Certos movimentos nacionalistas possuem caráter excludente e, ao definir a comunidade nacional em termos étnicos, linguísticos, culturais, históricos ou religiosos (ou uma combinação destes), podem considerar determinadas minorias como não sendo verdadeiramente uma parte da "nação".
O Nacionalismo é um termo ligado a modernidade europeia. No século século XVIII possuía uma concepção mais ligada à língua e à cultura. Essa concepção vai se ampliando e se desenvolve a partir dos princípios Iluministas e no século XIX há a emergência do termo 'Estado-nação'.
Percebido com mais clareza no século XIX, o sentimento nacionalista pode ser visto como um dos mais significativos desdobramentos gerados pela Revolução Francesa de 1789. ... Do ponto de vista histórico, o nacionalismo também veio a fomentar as rivalidades que forneceriam sentido à ocorrência da Primeira Guerra Mundial.
Criado como identidade de povos durante o século XIX, o nacionalismo foi utilizado como forma de persuasão das massas populares para os desejos expansionistas dos governantes de Impérios e demais países. ... Nesse sentido que surgiram alguns grandes movimentos nacionalistas que iriam influir na I Guerra Mundial.
Ernest Gellner (1925-1995) talvez seja o teórico mais reconhecido que tratou sobre a questão do nacionalismo. Para ele, a ideia de nação, o nacionalismo e o Estado-nação são adventos da civilização moderna que tiveram origem na Revolução Industrial do fim do século XVIII.