O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.
O Treinamento Funcional tem em movimentos como agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, girar e levantar sua matéria-prima buscando adapta-los, à sua especificidade da atividade-alvo. ... Qualquer movimento complexo executado nos esportes ou nas atividades diárias é uma combinação desses movimentos básicos.
Essa modalidade é bem diferente das que são praticadas em academias, isso porque, lá, você treina os músculos de forma isolada e em dias alternados, já no circuito funcional, todos os músculos são trabalhados de forma conjunta, ao mesmo tempo. É por isso que muitas pessoas chamam essa modalidade de treinamento global.
Os circuitos elétricos são utilizados para ligar dispositivos elétricos e eletrônicos de acordo com suas especificações de funcionamento, referentes à tensão elétrica de operação e à corrente elétrica suportada pelo dispositivo.
Também conhecido como treinamento em circuito, é um tipo de treino que integra a realização de diversos exercícios físicos em sequência. O número de atividades feitas por série e a quantidade de repetições feitas ou de tempo gasto cada uma delas é determinada de acordo com cada pessoa e seu objetivo.