O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente. ... Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão de futuro, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas.
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita identificar a realidade de uma atividade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, é o lado racional de uma ação. Busca alcançar, da melhor forma possível, objetivos pré-definidos. É um processo de tomada antecipada de decisões.
“Planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. Se você quiser alcançar grandes objetivos no seu negócio, você precisa definir pequenas metas e segui-las.
Conheça-os agora:
Utiliza-se um mural, estrategicamente posicionado, com informações sobre o progresso das equipes em tempo real. O objetivo é manter todos os colaboradores a par do desempenho da empresa, criando um senso de propósito, fazendo com que todos percebam que suas ações refletem nos resultados obtidos.
Como fazer um planejamento estratégico
O planejamento estratégico resume o propósito da organização porque mostra tanto o presente como o futuro, bem como as relações entre eles: ... Futuro: quem a empresa deseja ser daqui a alguns anos e aonde quer chegar. O caminho do presente até chegar ao futuro: o que precisa ser feito para chegar na visão de futuro.
A importância de planejar O planejamento é de extrema importância para a eficácia de uma boa administração. Planejamento significa traçar metas e objetivos para a empresa, para que a partir disso possa ser tomado decisões importantes para a corporação que podem levar ao sucesso ou ao fracasso.
Através do planejamento organizacional a empresa fará um melhor uso de seus capitais e assim, será capaz de alcançar os resultados que deseja. ... Para que isso ocorra, ela deve conhecer bem o seu negócio e mercado de atuação, ter missão, visão e valores bem definidos, além de ter metas e objetivos congruentes.
Ao realizar um planejamento, mesmo que simplificado, as chances de alcançar o objetivo é muito mais efetiva. ... Já no ambiente profissional, seja como funcionário, autônomo, empresário, gestor, líder ou empreendedor de alguma forma, realizar um bom planejamento pode proporcionar resultados extraordinários.
O planejamento pedagógico, como o próprio nome já indica, é uma maneira de organizar as atividades e os conteúdos que serão trabalhados na escola durante o ano letivo. Esse documento esboçará as intenções da escola, explicitando os objetivos que cada professor ou turma espera atingir ao final das aulas.
Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez não planejada. ... O Estado Brasileiro, desde 1998, possui medidas que auxiliam no planejamento, como a distribuição gratuita de métodos anticoncepcionais.
O planejamento familiar funciona através do controle do número de filhos e intervalos entre gestações. Essas ações tem como objetivo garantir o bem estar da criança e do casal, pois dessa forma é possível escolher qual o melhor momento para a chegada dos filhos e o crescimento da estrutura familiar.
Planejamento familiar é o controle do número de filhos e intervalos entre gestações. Tem o objetivo de garantir o bem estar da criança e do casal, pois podem escolher o momento propício para a chegada dos filhos.
Portanto, o enfermeiro, responsável pelas consultas de planejamento familiar na AB, tem um papel importante, devendo passar todas as orientações e informações para aqueles que desejam evitar uma gravidez e oferecer métodos disponíveis na UBS, como também apoiando, orientando e supervisionando quando existirem aqueles ...
O papel do enfermeiro é auxiliar o casal, de forma não coercitiva, a escolher o método mais adequado, seja para contracepção ou concepção. A atenção personalizada consiste exatamente em procurar “escutar” anseios, dúvidas e angústias do casal e direcionar a assistência com base no contexto de vida dos envolvidos.
Para o exercício do direito ao planejamento familiar, devem ser oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção cientificamente aceitos e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantindo a liberdade de opção.
Métodos disponíveis
O planejamento familiar permite que as pessoas atinjam o seu número desejado de filhos e determinem o espaço de tempo entre as gestações. Ee é alcançado através do uso de métodos contraceptivos e do tratamento da infertilidade (esta ficha técnica foca na contracepção).
Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção ...
Os principais métodos comportamentais são tabelinha (método de Ogino-Knaus), temperatura basal, muco cervical (método de Billings), sintotérmico, coito interrompido e lactação.
- Os métodos definitivos são aqueles em que são feitos processos cirúrgicos que promovem a esterilização, que pode ser do homem ou da mulher. São exemplos de métodos definitivos a laqueadura tubária e vasectomia.
Os métodos comportamentais funcionam com base na abstinência sexual periódica. Isto é, para utilizar esses métodos a mulher precisa aprender a identificar o início e o fim do período fértil do seu ciclo menstrual, dessa forma o casal pode aprender a evitar a gravidez.
Tipos de contraceptivos hormonais Pílula oral - existem vários tipos de pílulas, inclusive de uso contínuo. Anel vaginal - objeto de silicone que a mulher insere na vagina, onde os hormônios são lentamente liberados para prevenção da gravidez. O anel deve ficar no lugar por três semanas contínuas.
Tipos de contraceptivos não hormonais