O que classificaço de Wagner? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Classificação de Wagner é um sistema de classificação de lesões do pé diabético apresentado em 1981 por Wagner FW, a qual avalia a progressão do acometimento do pé desde lesão superficial (Grau 0) até gangrena disseminada (Grau 5).
Como classificar o pé diabético?
O Pé Diabético pode ser classificado, segundo sua etiopatogenia, em: • Neuropático. Vascular (também chamado isquêmico). Misto (neurovascular ou neuroisquêmico). O pé neuropático é caracterizado pela perda progressiva da sensibilidade.
Qual curativo para pé diabético?
1- Lavar o pé todo com soro fisiológico ou água fervida e usar um sabão medicinal tipo: Soapex, povidine, riorex, laborex. 2- Secar bem com gase esterilizada e colocar em toda a área o DERSANI OU ÓLEO DE GIRASSOL. COBRIR COM GASE E ATADURA DE CREPOM de 8 cm ou 6cm. OBS: SEMPRE FAZER APÓS O BANHO.
Qual o grau de risco para pé diabético?
A classificação de risco se deu a partir das diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2013-2014 da seguinte forma: grau de risco 0 (paciente sem perca da sensibilidade protetora plantar (PSP), sem doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) e sem deformidades), grau de risco 1 (PSP + deformidades), grau de risco ...
Quais os principais fatores de risco para o desenvolvimento do pé diabético?
Fatores associados ao risco para o pé diabético, além da neuropatia, vasculopatia e infecção, incluem o mau controle glicêmico, uso do tabaco, comorbidades (como a hipertensão arterial sistêmica), tempo de diagnóstico do diabetes maior que 10 anos, uso de calçados inadequados, corte das unhas inadequado, bem como ...