crossorigin="anonymous">
A nefropatia diabética corresponde a esclerose e fibrose glomerulares causadas por alterações metabólicas e hemodinâmicas do diabetes melito. Manifesta-se como albuminúria lentamente progressiva com agravamento da insuficiência renal e hipertensão.
Sintomas da nefropatia do diabético
o que é Nefropatia Parenquimatosa crônica bilateral? É um achado no ultrassom que pode ser indicativo de lesão renal. Tradicionalmente os rins na ultrassonografia se assemelham a dois "cocos"na medida em que aparentam ser pretos por fora ( região do córtex ) e brancos por dentro ( região da medula ).
(Nefropatia por IgA, doença de Berger) Nefropatia por IgA é a deposição de imunocomplexos de IgA nos glomérulos, que se manifesta como hematúria, proteinúria e, em geral, insuficiência renal lentamente progressiva. O diagnóstico baseia-se no exame de urina e em biópsia renal. O prognóstico geralmente é bom.
A glomerulonefrite pode evoluir para outras complicações como a síndrome nefrótica aguda, alterações do sangue, doença renal crónica, infeções urinárias de repetição, insuficiência renal terminal, acumulação de fluidos com insuficiência cardíaca ou edema pulmonar, aumento dos níveis de potássio, hipertensão arterial, e ...
Enquanto nas glomerulopatias secundárias a lesão glomerular é provocada por alguma doença do organismo, as glomerulopatias primárias são a própria doença. Do mesmo jeito que a doença de Alzheimer ou de Parkinson são doenças exclusivas do sistema neurológico, as glomerulopatias primárias são doenças exclusivas dos rins.
(Glomerulonefrite membranosa) Nefropatia membranosa (NM) corresponde à deposição de imunocomplexos na membrana basal glomerular (MBG) com espessamento da MBG. As causas costumam ser desconhecidas, mas podem ser secundárias a fármacos, infecções, doenças autoimunes e câncer.
O glomérulo renal ou glomérulo de Malpighi é a unidade funcional dos rins, composta por um ramalhete de capilares circundados por uma membrana denominada cápsula de Bowman, através da qual se produz a filtração do sangue e eliminação dos resíduos metabólicos.
O néfron é a unidade funcional do rim, ou seja, a estrutura responsável pela formação da urina nesses órgãos. O corpo humano tem dois rins, que apresentam formato semelhante a um feijão e fazem parte do nosso sistema urinário. Em cada rim existem aproximadamente de 600 a 800 mil néfrons.
O glomérulo renal é uma rede de capilares sanguíneos presentes dentro de cápsula renal, onde água e resíduos serão filtrados do sangue para formar o filtrado glomerular. O glomérulo é responsável pela filtração sanguínea e é composto por um tufo de capilares. Os glomérulos são estruturas que compõe os néfrons.
- Corpúsculos renais: ● Glomérulo: tufos de capilares arteriais ● Cápsula Bowman: - Um folheto visceral formado por epitélio plano simples modificado. Estas células são denominadas PODÓCITOS, mas não podem ser identificadas nesta preparação. - Um folheto parietal formado por epitélio plano simples.
Túbulo Coletor Possui dois segmentos, um coletor inicial e um coletor medular. É uma zona responsável pelo equilíbrio, já que é aqui o local de ação do ADH e a Aldosterona. Na sua porção cortical há secreção de H+ e reabsorção de K+, podendo também secretar HCO3-.
O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo, um enovelado de capilares, e por uma região expandida que envolve o glomérulo, chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman. Parte da cápsula um longo túbulo, que apresenta três regiões: o túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal.