crossorigin="anonymous">
No trabalho, a assiduidade de um colaborador indica o quanto ele está comprometido com as atividades e entregas dentro da empresa. Um funcionário assíduo é aquele que apresenta senso de dono, que cumpre com os compromissos firmados com a companhia e que é consistente ao desempenhar suas funções no dia a dia.
Numa rotina de trabalho ou de estudos, que costuma ser cheia de tarefas, é importante ajustar o foco para não perder-se entre tantas informações recebidas diariamente. ... Para manter-se estimulado, sempre que possível crie uma maneira de tornar a tarefa divertida, premiando-se a cada dever cumprido com esforço.
Lembrando que se houver jornada extraordinária onde excede o estabelecido, conforme o artigo acima, o empregador deverá pagar como hora extra e se houver o atraso ou saída antecipada deverá descontar do empregado, pois um não substitui o outro, ou seja, neste caso não procede a compensação.
Esse registro deve ser feito por meio de ponto manual, mecânico ou eletrônico, de acordo com o Parágrafo 2º, do Art. 74 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Contudo, nada impede que empresas com menos colaboradores também controlem as jornadas de trabalho.
No fechamento do mês, a folha de ponto deve ser assinada pelo funcionário....As informações que a folha de ponto deve ter são:
O empregado deve preencher linha por linha do cartão. Cada linha refere-se a um dia de trabalho. Caso haja preenchimento incorreto, o empregador deverá registrar no campo da observação a correção a ser feita e não utilizar corretivos ou borracha. A rasura no cartão ponto é considerada falta grave e passível de punição.
Nesse sistema, o empregador disponibiliza mensalmente um cartão de ponto para os colaboradores registrarem os horários de trabalho. Mas diferente do livro de ponto, o colaborador registra as informações por meio de um relógio que fica instalado na parede de entrada das empresas.
Ele funciona através de um cartão, que o funcionário insere na máquina e carimba os horários. Ele possui os mesmos contras do ponto manual, não é prática a conferência, além de precisar passar todas informações para outro lugar no final do mês, o que pode ocasionar erros operacionais.
Instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Portaria nº 1.
Ele é um aparelho que, na maioria das vezes, fica pendurado em uma parede ou em cima de alguma mesa. Dessa forma, os funcionários inserem cartões de ponto ou realizam o registro com biometria, a partir de suas digitais. Antigamente, o RH garantia o acompanhamento da jornada dos colaboradores de forma manual.
Ações para adotar o controle de ponto