Em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, ele foi apunhalado no ombro com uma lâmina de Morgul pelo Rei Bruxo no Topo do Vento. O ferimento quase o matou antes de ser levado por Arwen para Valfenda para que Elrond pudesse salvar sua vida – mas nunca o deixaria totalmente física ou espiritualmente.
Em O Hobbit, Bilbo Bolseiro, um hobbit de 50 anos de idade da confortável terra média, foi contratado, apesar de si mesmo como um "gatuno" pelo mago Gandalf e 13 anãos liderados por seu rei Thorin Escudo de Carvalho em uma busca para recuperar a Montanha Solitária e seu tesouro do dragão Smaug.
Tateando pelos túneis escuros, Bilbo encontrou o Anel caído no chão, e o colocou em seu bolso. Em um lago subterrâneo ele conheceu Gollum, a criatura que havia perdido o Anel. Gollum estava faminto e Bilbo parecia saboroso, então ele propôs um Jogo de Adivinhas.
Gandalf: 'O que quer dizer? Você está me desejando um bom dia ou dizendo que este é um bom dia independente de minha vontade, ou talvez queira me dizer que se sente bem nesse dia ou então este é um bom dia para se estar bem? ' Bilbo: 'Tudo isso de uma vez.
A palavra tem origem na língua inventada de Tolkien do quenya, e seu significado é associado com os sonhos. Mithrandir, o seu nome em língua inventada de Tolkien sindarin, usada em Gondor e os elfos, o que significa Grey Pilgrim.
Gandalf voltou como o mago branco porque o atual mago branco (Saruman) havia virado as costas para o que o Maia deveria estar fazendo na Terra Média e se juntou a Sauron em seu objetivo de dominação da Terra Média. Como Saruman abandonara seu propósito, Eru nomeou Gandalf para ser o próximo bruxo branco.
Vale lembrar que Gandaf morre após enfrentar um balrog, mas o Vala (espírito superior) permite que o mago retorne no mesmo corpo para terminar de cumprir a sua missão, deixando de ser o Cinzento, para tornar-se Gandalf, o Branco.
No início dos tempos, antes que os valares entrassem em Arda (a Terra), Sauron era um dos mais poderosos maiar, aprendiz de Aulë. Sauron sentiu-se atraído por Melkor, ou Morgoth, tornando-se seu mais fiel tenente e sendo o segundo depois dele, mesmo quando o Vala foi derrotado e aprisionado nos confins do mundo.
No livro de Tolkien e também na trilogia de "O Senhor dos Anéis" que o sucedeu, o Olho de Sauron é gigante e flamejante, controlado pelo "Senhor das Trevas", que com ele consegue enxergar a todos que usam o anel do poder.
SAURON NÃO TINHA A FORMA DE UM OLHO. Aquilo foi uma invensão do Peter Jackson, ele ainda estava na forma de um espírito mas já estava em sua torre e recuperando seus poderes.