Os sais inorgânicos de mercúrio são cáusticos, e uma ingestão aguda produz uma grave gastrenterite hemorrágica com dor abdominal, muitas vezes associada a sabor metálico. Os pacientes podem apresentar sensação de queimação na boca, lesões dentárias e salivação excessiva.
Desastre de Minamata é a denominação dada ao envenenamento de centenas de pessoas por mercúrio ocorrido na cidade de Minamata, no Japão.
Os efeitos tóxicos incluem danos ao cérebro, rins e pulmões. O envenenamento por mercúrio pode resultar em várias doenças, incluindo acrodinia (doença rosa), a síndrome de Hunter e a doença de Minamata. Os sintomas dependem da forma de exposição e do derivado.
A absorção do vapor de mercúrio se dá principalmente por via pulmonar, através da inalação.
Outras medidas que ajudam o corpo a eliminar os metais pesados naturalmente são:
Veja 4 dicas para se livrar do sulfato de cobre:
Faça água solar Basta deixar uma garrafa de vidro transparente com a água de torneira exposta ao Sol durante todo o dia, até anoitecer; ela deve ficar aberta (sem tampa), apenas com um paninho respirável (voal) cobrindo o bocal. Como o cloro é um gás, esse processo fará com que ele evapore.
A água utilizada em nossos aquários deve ser a mais pura e limpa possível, livre de qualquer substância tóxica como o cloro, metais pesados e compostos nitrogenados, é claro que pode até haver uma certa tolerância aqui, porém, quanto mais pura for a água maiores as chances de começarmos bem.