Na telófase II, última etapa da meiose, há uma reorganização da célula. O envoltório nuclear e o nucléolo reaparecem, os cromossomos começam a se descondensar e, ao mesmo tempo em que a telófase ocorre, o citoplasma divide-se (citocinese).
A anáfase ou anafase é uma fase da mitose que sucede a metafase e antecede a telófase, durante a qual os cromatídeos que constituíam os cromossomos e se encontravam alinhados na placa equatorial, se separam devido à divisão do centrómero e migram para os polos do fuso acromático (metacinese).
Desespiralizar o que está espiralizado. Entesar uma espiral, esticar. Fase da divisão celular onde é iniciado a desespiralização dos cromossomos. Na telófase, uma das etapas da meiose e mitose, ocorre a reconstrução da carioteca e desespiralização dos cromossomos.
Resposta. A Prófase I é a etapa mais marcante e mais longa da Meiose. Nela ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e nela pode acontecer um fenômeno conhecido como Crossing-Over (também chamado de permuta).
Prófase: a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Os centríolos (ausentes nas células vegetais) se posicionam em pólos opostos e entre eles aparecem as fibras do fuso.
Resposta. No fim da prófase 1, ocorre o alinhamento dos cromossomos duplicados, alinhados para serem separados em cromossomos homólogos, divergente do fim da prófase 1 da meiose, a prófase mitótica o material genético se alinham para serem separados das cromátides-irmãs.