O que abordagem TCC? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.
O que trabalha a terapia cognitiva comportamental?
É um tratamento psicoterapêutico que se propõe a ajudar o paciente identificando nele padrões de pensamentos, crenças e hábitos disfuncionais que, por sua vez, têm influência negativa em seus comportamentos e suas emoções.
O que significa TCC na psicologia?
A terapia cognitiva comportamental é uma abordagem que foca numa outra forma de entender a questão que o paciente traz, mas não significa que não seja procurada para tratar questões passadas que o paciente tem interesse em esclarecer para si mesmo.
Quais os conceitos da TCC?
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de pressupostos da psicologia cognitiva e da psicologia comportamental. Ela considera que a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos afeta suas emoções e comportamentos.
Qual a ideia central da TCC?
A Terapia Cognitivo-Comportamental é baseada numa ideia simples: a de que nossas emoções e comportamentos não são motivados pelos acontecimentos da nossa vida, mas pelo que entendemos desses acontecimentos.
Quem é o teorico da TCC?
Dentre seus principais representantes pode-se citar: Hull (teoria do Reforço, 1941), Guthrie (teoria da Contiguidade, 1935), Tolman (teoria Cognitiva, 1935), além de outros teóricos, tais como Spencer (1960), Miller e Dollard (1941 e 1952) e Mowre (1930 e 1960) que expandiram os conhecimentos anteriores (Borba, 2005; ...