O que a trclea? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Tróclea é nome que se dá a um sulco do fêmur (osso da coxa), localizado na parte da frente do joelho e onde se movimenta a patela ao dobrar ou esticar o joelho.
Para que serve a Troclea?
Tem como funções a melhora do movimento de flexo-extensão (polia) e proteção às estruturas internas. É um componente fundamental do chamado aparelho extensor do joelho. ... Na face voltada para o interior do joelho existem múltiplas facetas para articular com a tróclea do fêmur, sendo a lateral a maior.
Onde está localizado o processo Coracoide?
O processo coracoide é uma projeção óssea localizada na região superior do colo da glenoide, com morfologia curva e que possui direção superior, anterior e lateral. Seu ápice está situado a, aproximadamente, 2,1cm da borda anterior da glenoide e a 1,1cm da porção mais próxima da cabeça umeral(7,8).
Qual é a função da ulna?
Na parte superior, o úmero se liga à escápula e forma a articulação do ombro. Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.
O que é patela rasa?
Outro caso no qual é possível sofrer com o problema é o da “tróclea rasa”. Esse nome, bastante incomum, nada mais é do que a indicação de que a região do fêmur, onde a patela se encaixa, não tem profundidade suficiente para alocar o osso de maneira satisfatória.
Quais são os músculos que tem origem no processo coracoide?
Músculos que se inserem no processo coracóide da escápula
Músculo peitoral menor.
Músculo coracobraquial.
Músculo bíceps braquial cabeça curta.
Como diferenciar o rádio da ulna?
O processo estilóide do rádio é facilmente identificado na face lateral da extremidade distal, enquanto na face medial nota-se a presença da incisura ulnar que recebe a cabeça da ulna.
O que é a patela alta?
Causas da Luxação Patelar A chamada "patela alta" é uma das principais causas de luxação da articulação femuropatelar (entre a patela e o fêmur), já que permite que a patela tenha uma maior mobilidade acima da tróclea, que controla o curso da patela.