O que a Otan e qual seu objetivo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan (que, em inglês, é NATO: North Atlantic Treaty Organization), é uma instituição militar criada durante o contexto inicial da Guerra Fria e que, basicamente, representava um tratado de defesa mútua entre os seus países-membros. ...
O que foi a Otan na Guerra Fria?
Logo no início da Guerra Fria, a aliança ocidental, liderada pelos Estados Unidos, fundou, em abril de 1949, por meio do Tratado de Washington, a Organização do Tratado de Atlântico Norte – Otan -, aliança militar de assistência mútua contra uma possível tendência expansionista da União Soviética – URSS.
Qual a importância da Otan e do Pacto de Varsóvia naquele momento?
OTAN E O PACTO DE VARSÓVIA O Pacto estabelecia o compromisso de ajuda mútua dos países participantes em casos de agressões militares contra algum deles. Embora tenha sido criado com esse objetivo, o acordo de Varsóvia serviu principalmente para conter revoltas internas em seus próprios territórios.
Quais os novos objetivos da OTAN?
Atuais objetivos da OTAN congregar os países da Europa Oriental, ex-membros do Pacto de Varsóvia, visando conter um futuro e eventual expansionismo russo; criar “parceria pela paz”, ou seja, integrar a Rússia como um dos eixos da manutenção do equilíbrio europeu sem, contudo, fazê-la membro da organização.
O que era a Otan e qual seu impacto na Guerra Fria?
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada em 1949. No contexto de sua fundação, ocorrida durante a Guerra Fria, seu objetivo era estabelecer um pacto militar entre os países do Tratado do Atlântico Norte contra o avanço da influência socialista.
Quais as normas que serviram de base para uma série de normas destinadas ao uso da OTAN?
Essas duas normas serviram de base para a OTAN elaborar três normas, para uso próprio, em relação à qualidade. ... A AQAP-1, homologada em 1868, tratava de Sistema da Qualidade, cobrindo a fabricação, inspeção e teste, enquanto as AQAP-4 e AQAP-9 travam dos sistemas de inspeção, cobrindo apenas a inspeção final.
Qual a importância do Pacto de Varsóvia?
O principal objetivo era consolidar a lealdade da Europa com os EUA. Em resposta as ações do governo americano, a União Soviética criou o Conselho para Assistência Econômica mútua (COMECON) para que os aliados socialistas não fraquejassem e permanecessem unidos ao bloco.
Qual foi a importância do Pacto de Varsóvia?
O Pacto de Varsóvia foi um acordo militar assinado em 1955 que pretendia reforçar a presença militar da União Soviética na Europa Oriental e evitar qualquer ataque de países da Otan contra seus integrantes.
Qual era o objetivo do Cominform?
De fato, o Cominform serviria como instrumento de política externa da URSS. Possuía seu próprio jornal (cujo título, em português, significava: Pela Paz Duradoura, pela Democracia Popular!) e encorajava a unidade dos partidos comunistas do mundo.
Qual o papel da Otan na nova ordem mundial?
A OTAN enquanto Organização Vimos que a OTAN é uma aliança militar que se funda sobre um tratado de segurança coletiva, o qual, por sua vez, indica a criação de uma organização internacional com o objetivo de manter a paz e a segurança entre seus membros e a democracia dentro deles (WALLANDER, 2000).
Quais passaram a ser as novas funções da Otan a partir do fim da Guerra Fria?
Após o fim da Guerra Fria, a OTAN, considerada ao mesmo tempo uma aliança militar e uma agência de segurança regional, começa a participar de operações militares fora dos territórios de seus membros e em missões não motivadas pela segurança coletiva destes.
Como a Otan ampliou seu espaço de influência?
A Otan, por sua vez, ampliou sua atuação: fixou-se nas trocas militares de técnicas de segurança com a Europa, nas intervenções de conflitos e até no combate ao narcotráfico. Hoje, agrupa também países do ex-bloco socialista que fizeram parte do Pacto de Varsóvia, como a Romênia e a Bulgária.