O Que A Linguagem Egocntrica?

O que a linguagem egocntrica

Graduado em Psicologia pela Universidade Nacional de Educação a Distância (2017). Possui mestrado em Pesquisa em Psicologia pela sua alma mater (2019), universidade onde também está cursando doutorado em Psicologia.

A teoria da linguagem egocêntrica de Piaget

Se diversos são os problemas importantes tratados nessas publicações, a um deles Piaget deu especial ênfase, pois mais que outros lhe pareceu fundamental para a compreensão dos mecanismos do conhecimento infantil, objetivo dominante em torno do qual tudo o mais deveria girar. Esse problema ou fenômeno é o que se manifesta no linguajar da criança de 2-3 a 7-8 anos de idade e ao qual os autores da primeira públicação convencionaram em chamar de egocentrismo, termo que passou a ter um significado diferente daquele que até então lhe era comumente atribuído.

Porém, a particularidade mais saliente que o 3.º volume da obra nos oferece, com relação ao tema de que nos ocupamos, é o conceito de sociocentrismo, que outra coisa não é que um egocentrismo coletivo ou social. À semelhança do indivíduo que, voltado sobre si mesmo e sobre suas idéias, não distingue a realidade nem o ponto de vista dos outros, parcelas da sociedade (tribo, partido, classe social), pelo fato mesmo de adotar uma determinada ideologia, interpõe um obstáculo epistêmico entre a doutrina pela qual se orienta e outras verdades possíveis. Sobre o leque do termo ideologia inscreva-se todo corpo de idéias, capaz de influir sobre um determinado grupo social: ideologias cosmogónicas e teológicas, políticas e metafísicas, explicita Piaget (III, p. 241).

Egocêntrico sinônimos

Egocêntrico sinônimos

A par da insistencia sobre elementos anteriormente abordados, nessa obra o autor chama a atenção dos estudiosos para uma tríplice característica que acompanha o egocentrismo. A primeira é psicológica e se faz notar pela ausência de consciêcia do eu que, em diferentes graus, se confunde com a realidade do mundo. Como assinala Piaget, nessa fase "o real está impregnado de aderências do eu" (p. 141). A segunda tem caráter lógico: uma vez que a criança só percebe o universo orquestrado em torno do seu eu, faltar-lhe-ão critérios seguros para distinguir a verdade que consiste fundamentalmente no diálogo entre sujeito e objeto. A verdade é então, para ela, a sua verdade. Mas se a criança criou a sua verdade, é porque criou a sua realidade (p. 142). E aí aparece a terceira característica do egocentrismo, estreitamente ligada às duas anteriores. O mundo gnoseológico da criança é, pois, um mundo diferente do mundo do adulto. Seu universo ontológico, por falta da necessária diferenciação entre sujeito e objeto, tem pouco de comum com o universo ontológico do adulto. Não estando a criança ainda suficientemente instrumentalizada para perceber a diferença que vai entre o seu eu e o universo que a cerca, a sua verdade será forçosamente diferente da verdade do adulto.

(3) O artigo em referência, "com algumas modificações" nele introduzidas pelo próprio autor, é a comunicação apresentada por Piaget ao Vll.º Congresso Internacional de Psicologia, realizado em Berlim, em setembro de 1922. Como o título o dá a entender, a preocupação central de Piaget nesse trabalho é o estudo do pensamento simbólico. Porém, certas semelhanças deste fenômeno com o do egocentrismo levaram o autor a confrontrar os dois problemas, aproximando deles ainda um terceiro, o fenômeno do autismo, tal como o define Bleuler e que vinha merecendo a atenção de Piaget pelo menos desde 1918 (Piaget, 1918, p. 165). O problema do egocentrismo ocupa, no entanto, espaço reduzido no citado artigo.

Características de uma pessoa egocêntrica

Uma pessoa egoísta, por sua vez, age em seu beneficio próprio e em detrimento das demais. É comum enxergar o mundo como um “fazedor” de suas vontades. E se fizerem algo que venha a causar dano à outra pessoa não alimentam o sentimento de culpa.

O texto citado, pelo que contém de vago, não chega ainda a diluir o que o conceito proposto contém de obscuro. Contudo, o contexto de que foi extraído permite ver certas aproximações existentes entre os fenômenos do autismo, do pensamento simbólico e do egocentrismo. Até determinado grau é nota comum aos três "a ausência de limites precisos entre o eu, ou o mundo das representações subjetivas, e o não-eu, ou o mundo das representações exteriores ou objetivas." (Piaget, 1923b, p. 285).

Vários pontos discutidos nos capítulos 3 e 4 são retomados no capítulo 5, em que Junefelt procede à análise dos dados sob a perspectiva do dialogismo bakhtiniano. Buscando salientar a dialogicidade da fala egocêntrica, a pesquisadora vai mostrando, nos enunciados de Anders, o endereçamento, o diálogo e o dialogismo, a multivocalidade, a bivocalidade, o ventriloquismo e, por fim, a linguagem interior.

Egocêntrico antônimo

Egocêntrico antônimo

Para o psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky (1896 – 1934) a linguagem egocêntrica é uma característica nata de crianças em período pré-escolar, onde ela se preocupa com o seu monólogo teatral em uma espécie de exercício de virtuosismo linguístico.

A Psicologia é uma das ciências que mais estuda o egocentrismo, o qual é compreendido como uma exaltação exagerada que um indivíduo realiza sobre si próprio. Ele pensa que os seus pensamentos e ações são mais importantes e prevalecem sobre aqueles realizados pelas demais pessoas.

A linguagem egocêntrica, de acordo com Vygotsky, seria nada mais que um uso de linguagem que procuraria melhorar a auto-regulação.. Por este motivo, apareceria sem a necessidade de um interlocutor. Mas então, por que a linguagem egocêntrica desaparece aos 6 anos??

A teoria da linguagem egocêntrica de Vygotsky

Na sua Introduction à Pépistémologie génétique (3 vols., 1950b) o estudo comparado de dois tipos de atividade do sujeito, subjetiva e egocêntrica uma, e operatória a outra, pretende mostrar que enquanto esta aumenta de importância dentro do processo de desenvolvimento cognitivo da criança, aquela diminui, tendendo a desaparecer. A atividade egocêntrica, mais intensa nos primeiros anos, tende a diminuir e mesmo a desaparecer à medida em que se processa a descentração do pensamento operatório da criança (II, p. 69). Dentro duma perspectiva de desenvolvimento normal, uma cede lugar à outra. O eu inconsciente é substituído por um eu consciente, possibilitando-se assim a necessária diferenciação entre sujeito e objeto. É nessa fase que o ego encontra condições de dialogar com o alter. É então que se abre caminho para o desenvolvimento da inteligência como para a evolução de todo conhecimento científico (II, p. 138).

Assim, ele rejeita a premissa de Piaget de que a criança antes dos 6 anos não está interessada em interação social. As tentativas comunicativas dos bebês nos mostrariam que o interesse na vida social.

A teoria linguística egocêntrica de Vygotsky

Embora seja verdade que cada pessoa é um mundo, se você quiser saber como lidar com uma pessoa egocêntrica, você pode seguir as seguintes dicas:

No capítulo 2, dedicado à metodologia de pesquisa e de análise dos dados, Junefelt apresenta os dados empíricos; os objetivos da pesquisa; a descrição do sujeito da pesquisa; a escolha da unidade de transcrição e de análise dos dados, visto que, para atingir seus objetivos, é necessário efetuar as análises de uma perspectiva tanto monológica como dialógica. A pesquisadora interroga, pois, se a fala egocêntrica indicaria que a criança ainda não alcançou a idade socializada; apontaria para a não-internalização da linguagem; ou poderia oferecer informações sobre o desenvolvimento lingüístico, comunicativo e cognitivo da criança.

Egocêntrico frases

São pessoas que podem viver imersas em suas próprias fantasias e não demonstram sentimentos de compaixão, compreensão e simpatia com outras pessoas.

1950a - "Autobiographie" (as primeiras partes redigidas em 1950). Cahiers Vilfredo Pareto - Revue Européenne d'Histoire des Sciences Sociales, n.º 10. Genebra, Droz, 1966. pp. 129-159.

O que é egocentrismo Para Vygotsky?

A pedra angular da teoria de Piaget, segundo Vigotsky, é o egocentrismo do pensamento infantil, o qual ocupa "uma posição genética, estrutural e funcionalmente intermediária entre o pensamento autístico e o pensamento dirigido".

O que é fala para Vygotsky?

É o que Vygotsky chamou de fase pré-intelectual da linguagem. ... A fala torna-se intelectual, com função simbólica, generalizante, e o pensamento torna-se verbal, mediado por conceitos relacionados à linguagem.

O que é linguagem egocêntrica e socializada Para Piaget?

Piaget (1923[1999]) divide a linguagem da criança em dois grandes grupos – socializado e egocêntrico – que se diferenciam basicamente por suas funções. De maneira geral, no primeiro, a criança tenta estabelecer comunicação com outras, informando, trocando ideias, pedindo, ordenando, ameaçando, criticando, perguntando.

O que é linguagem socializada?

A linguagem socializada é a fase da reciprocidade dos pontos de vista e correspondência das operações, ou seja, a criança troca ideias com a outra (pede, ordena, ameaça, pergunta) pois há um interesse na comunicação.

O que é o egocentrismo segundo Piaget?

Segundo Piaget o egocentrismo se caracteriza basicamente por centrar-se de tal forma em seu próprio ponto de vista ao ponto de não conseguir assumir outro. O egocentrismo é uma forma de centração, e pode ajudar a explicar alguns problemas que crianças tem para separar o conteúdo de suas mentes da realidade.

O que é discurso interior Para Vygotsky?

(Vygotsky, 1998, p. 22) Discurso interior - O discurso interior é uma fase posterior em relação à fala egocêntrica. É quando as palavras passam a ser pensadas, sem que necessariamente sejam faladas. É um pensamento expresso em palavras.

Como fala o nome Vygotsky?

Lev Semionovitch Vigotski (em russo: Лев Семёнович Выготский, transliteração: Lev Semyonovich Vygotskij, sendo o sobrenome também transliterado como Vigotski, Vygotski ou Vygotsky; Orsha, 17 de novembro de 1896 — Moscou, 11 de junho de 1934), foi um psicólogo, proponente da psicologia cultural-histórica.

O que é a linguagem para Piaget?

A linguagem é uma das condições de socialização de nossa existência e marca um momento decisivo da infância, sendo a Educação Infantil um local privilegiado para a promoção de situações comunicativas. Segundo Piaget (1942), há uma estreita ligação entre a linguagem e o pensamento, que a precede.

O que é linguagem Piaget?

No tocante à linguagem, Piaget considera que primeiro se tem o conhecimento enquanto fala, depois é que se desenvolve a linguagem. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem andam primariamente paralelos e posteriormente juntos (por volta dos 2 anos de idade), onde o significado, a partir de então, ocupa lugar central.

O que é egocentrismo primitivo?

O que é o egocentrismo das crianças na fase pré-operatória do desenvolvimento coginitivo. Egocentrismo é uma incapacidade por parte de uma criança em fase pré-operatória de desenvolvimento de ver qualquer ponto de vista diferente do seu, de acordo com Jean Piaget e sua teoria do desenvolvimento cognitivo.

Em que consiste o egocentrismo?

"Egocentrismo é a condição ou estado de espírito do egocêntrico. Tem origem no grego, sendo a junção de egôn e kêntron, que significa "eu no centro". O egocentrismo consiste em uma exaltação excessiva da própria personalidade, fazendo com que o indivíduo se sinta como o centro da atenção.

O que é um discurso interior?

Conclui-se que o tipo de discurso interior produzido pelo cinema em geral e o eisensteiniano em particular é aquele que foi definido por Vygotsky como discurso cotidiano ou espontâneo, motivado afetivamente e ligado ao contexto da situação concreta em que emerge. ...

O que é discurso interior?

Concluímos que o discurso interior é inseparável da voz de dentro que se realiza, assim como toda interlocução é inseparável do discurso interior dos locutores. Palavras-chave: voz, discurso interior, linguagem.

Qual o principal pensamento de Vygotsky?

Resumo: os pilares básicos do pensamento de Vygotsky O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais, dentro de um contexto histórico e cultural; A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana; A relação homem-mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (signos).

Quem foi Lev Vygotsky para educação?

Lev Vygotsky (1896-1934) foi um grande psicólogo russo que percorreu por diversos âmbitos da educação, além de produzir diversos trabalhos científicos, principalmente relacionados ao trabalho intelectual, na qual foi pioneiro no desenvolvimento intelectual das crianças, que acontece a partir da interação com meio ...

O que são condições necessárias para o processo de aquisição de linguagem para Piaget?

A aquisição da linguagem encontra-se, portanto, atrelada à constituição da capacidade humana de representar, isto é, de diferenciar significantes e significados, e por isso, ao exercício da função simbólica.

Qual o papel da linguagem para Piaget?

É visível que, para Piaget, o papel da linguagem é acessório na construção do conhecimento, pois as raízes do pensamento estão na ação e nos mecanismos sensório-motores, mais do que no fato lingüístico; da mesma maneira que o jogo simbólico faculta a possibilidade de se representar individualmente o mundo, “a linguagem ...

Como Piaget pensa a linguagem?

Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem. ... A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos.