O que a Lei 5764 71? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
L5764. LEI Nº 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971. Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências. Art.
Qual a definição legal de cooperativa estabelecida pela Lei Federal 5.764 1971?
Na Lei Federal nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971, o conceito de ato cooperativo está expresso no artigo 79. Art. ... As cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas a falência, constituídas para prestar serviços aos associados [...].
Quais as leis que regem o Cooperativismo no Brasil?
Cooperativismo na Constituição Federal. ...
Lei 5.764/1971 – Lei Geral das Cooperativas. ...
Lei Complementar 130/2009 – Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. ...
Lei 12.690/2012 – Cooperativas de Trabalho. ...
Lei 9.867/1999 – Cooperativas Sociais. ...
Decreto 8.163/2013 – Pronacoop Social. ...
Cooperativismo no Código Civil.
Mais itens...
Qual é a natureza jurídica das cooperativas?
As cooperativas são sociedades de natureza jurídica própria, sendo reguladas pela Lei 5.764/71, possuindo, portanto, peculiaridades que as diferenciam dos demais tipos societários. Embora não sejam consideradas empresárias, realizam importantes atividades econômicas, sem escopo lucrativo.
Quais as legislações que regulamentam a atividade cooperativa?
Atualmente o Cooperativismo de Crédito está regulamentado de acordo com a seguinte legislação:
Lei 4.595/64 – Lei que instituiu a Reforma Bancária em 1964;
Lei 5.764/71 – Lei do Cooperativismo Brasileiro;
Lei Complementar 130/2009 (Lei Complementar à Lei 5.764/71)
Mais itens...
Quais são os princípios que regem o cooperativismo?
A finalidade dos 7 princípios do cooperativismo é que sejam linhas orientadoras de ação. Ou seja, que permitam às cooperativas colocar em prática seus valores. Estes são pautadas por ideia de democracia, liberdade, equidade, solidariedade e justiça social.
Quais os papéis do cooperado?
Deveres do cooperado
operar com a cooperativa;
participar das Assembléias Gerais;
pagar suas quotas-parte em dia;
acatar as decisões da Assembléia Geral;
votar nas eleições da cooperativa;
cumprir seus compromissos com a cooperativa;
zelar pela imagem da cooperativa;
Mais itens...
Que tipo de empresa a lei determinou para as cooperativas?
No direito brasileiro, a primeira legislação que tentou dar forma própria à sociedade cooperativa foi o Decreto nº 22.329, de 23 de dezembro de 1946, que instituiu a cooperativa com natureza jurídica sui generis.
O que é cooperativa e no que ela difere de uma sociedade simples?
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
Quais os conceitos que dão identidade ao cooperativismo?
Os conceitos que dão identidade ao cooperativismo são:
Cooperação. O cooperativismo substitui a relação emprego-salário pela relação trabalho-renda. ...
Transformação. Ser cooperativista é querer impactar não só a própria realidade, mas também a da comunidade e a do mundo. ...
Equilíbrio.
Como é constituída uma cooperativa?
Uma cooperativa singular é formada por pelo menos 20 cooperados. De maneira geral, não é permitida a admissão de pessoa jurídicas. Quando essa possibilidade é prevista, a prerrogativa é que não operem no mesmo segmento econômico.
Qual é a natureza jurídica de uma cooperativa de crédito?
2. As cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas a falência (com exceção das cooperativas de crédito), constituídas para prestar serviços aos seus associados, distinguindo-se das demais sociedades pelas seguintes características (Lei 5.764/1971, art.
O que são os 7 princípios do cooperativismo?
Baseados no estatuto da cooperativa de consumo de Rochdale (1844), que continha sete artigos, os primeiros princípios – designados de “regras de ouro” – tinham o seguinte enunciado, em 1885: 1 – adesão livre; 2 – controle democrático: “um homem, um voto”; 3 – devolução do excedente ou retorno sobre as compras; 4 – ...
Qual é o valor que representa o terceiro princípio do cooperativismo?
3o - Participação econômica dos membros - Todos são donos. Em uma cooperativa, todos são associados, que adquirem cotas para entrar na sociedade e têm direito a participar democraticamente de todas as decisões da instituição.