EQST

O Qu Schreber Ensina Sobre A Masculinidade Na Psicose?

O quê Schreber ensina sobre a masculinidade na psicose?

Refletir sobre a masculinidade de Schreber requer a consideração sobre a explicação freudiana acerca do desencadeamento de sua psicose e sua consequente formação delirante, em que pesa a dissintonia apontada pelo próprio Freud (1911/1981) entre a sua homossexualidade inconsciente e a sua heterossexualidade consciente; ...

O que é metáfora delirante?

O conceito de metáfora delirante foi forjado de acordo com um referencial teórico pautado pelos alicerces da linguística e da literatura. Trata-se de uma formulação que é fruto de uma clínica, que concebe o sujeito como um efeito do significante decorrente da articulação de um significante com outro significante.

Como Freud descreve a patologia de Schreber?

Segundo Freud (1911), a patologia de Schreber inicialmente apresentou delírios de perseguição que só foram diminuindo de intensidade quando atingiu o auge de sua enfermidade, ou seja, quando o mesmo conciliou os seus desejos de se transformar em mulher com os propósitos de Deus. ... (SCHREBER, 1995, p. 64).

Quais ideias Schreber apresentava em seu delírio Místico-religioso?

Nesse período Schreber relata em suas Memórias (1984) as mais diversas passagens alucinatórias e delirantes, como a experiência de emasculação, inventando, gradativa e delirantemente para si mesmo, um corpo feminino. Aí Schreber se entrega cada vez mais às suas fantasias alucinatórias místico-religiosas.

O que é metáfora na psicanálise?

Metáfora e Metonímia na Psicanálise Jacques Lacan define a metáfora como um nonsense (não-sentido) da cadeia significante, que resulta da justaposição de significantes. De acordo com Lacan, o processo metafórico e metonímico não são separados.

Qual a diferença entre metonímia é metáfora exemplos?

A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. ... A metonímia, também uma figura de palavra, está relacionada com uma relação de contiguidade/proximidade entre duas ideias ou conceitos. Ex: Ele bebeu o copo inteiro.

O que é metáfora exemplos de frases?

Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. ... Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Meu coração é um balde despejado.

O que é metonímia é um exemplo?

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. Metonímia é uma figura de linguagem que surge da necessidade do falante ou escritor dar mais ênfase à comunicação.

O que é metonímia de 2 exemplos?

Uma das metonímias mais comuns é quando usamos a parte de uma coisa para fazer referência a ela de forma completa. ... Por exemplo: Depois de me formar, quero ter meu próprio teto. Neste caso, o termo teto", que é uma parte de uma casa, é utilizada no lugar da palavra "casa".

O que é metonímia 5 exemplos?

Marca pelo produto: Meu pai adora tomar Nescau com leite. Matéria pelo objeto: Passou a vida atrás do vil metal. Singular pelo plural: O cidadão foi às ruas lutar pelos seus direitos. Concreto pelo abstrato: Natália, a melhor aluna da classe, tem ótima cabeça.

O que é metonímia e 3 exemplos?

Uma das metonímias mais comuns é quando usamos a parte de uma coisa para fazer referência a ela de forma completa. ... Por exemplo: Depois de me formar, quero ter meu próprio teto. Neste caso, o termo teto", que é uma parte de uma casa, é utilizada no lugar da palavra "casa".