Significado de Megacity
Como o mesmo nome sugere, megacidade significa grande cidade, como o mega-prefixo grego significa grande. No mundo anglo-saxão que cunhou um conceito equivalente, cidade enorme.
Especialistas em geografia, demografia e urbanismo entender que o conceito de megacidade deve aplicar a essas cidades que excedem 10 milhões. Outro aspecto importante está relacionado à densidade populacional, como esses grandes cidades tendem a ter menos de 2.000 habitantes por quilômetro quadrado densidade. Além disso, a grande cidade não inclui apenas o núcleo urbano, mas também toda a área metropolitana.
O conceito da cidade e exemplos de megacidades
A palavra vem da cidade civitas Latina, o que significa civilizado. Assim, a cidade tem sido o site associado ao conceito de civilização. De fato, os seres humanos fizeram um salto qualitativo na sua evolução quando abandonou o nomadismo e se estabeleceram em centros urbanos. Neles foi possível outra vida (com atividades estáveis de negócios, instituições públicas e uma atividade política e cultural cada vez mais complexo).
Ao longo dos séculos cidades têm crescido lentamente, mas de forma constante. Na Idade Média, eles estavam se desintegrando a maioria das paredes circundantes cidades porque a população estava crescendo e precisava expandir o espaço urbano.
Além disso, todo o mundo tem havido um fenômeno similar: o despovoamento do meio rural e o crescimento paralelo da cidade. As diferentes fases do crescimento da população ter resultado, por fim, num certo número de cidades muito maiores do que o original, formando assim megacidades. Em muitos casos, o crescimento de uma cidade tem sido associada com a absorção de cidades vizinhas (como aconteceu, por exemplo, com o crescimento de Nova York, que acabou por absorver a cidade de Brooklyn, agora um bairro de Nova York).
Actualmente, existem várias cidades que têm essa qualificação: Tóquio, São Paulo, Cidade do México, Cairo, Buenos Aires, Jacarta, Nova Iorque, Bombaim, Paris e Joanesburgo. Como você pode ver, há megacidades em todos os continentes e, nesse sentido, é um fenômeno diretamente relacionado com a explosão demográfica ea globalização.
Características gerais
Megacidades tem uma grande extensão de tal envolve uma série de inconvenientes. Assim, o tamanho afeta o transporte (com urbano várias horas), congestionamentos ou problemas de estacionamento. A imensidão da cidade é muitas vezes acompanhada por um grande volume de veículos, que tem um efeito muito negativo sobre a poluição do ar.
O espaço urbano de imensas proporções está associada a uma variedade de situações problemáticas: poluição sonora, o stress entre os cidadãos, uma certa desumanização, guetos e periferias e insegurança cidadã, abastecimento de água pobre e assim por diante.