Piauí
Monumento da Batalha do Jenipapo (Campo Maior) – PATRIMÔNIO CULTURAL DO PIAUÍ
Piauí
Passado três meses da solenidade em Parnaíba, dois movimentos revolucionários estavam prestes a acontecer: o primeiro, na cidade de Oeiras, no dia 24 de janeiro de 1823, que proclamou a independência do estado.
Se fossemos tratar do aniversário, o Piauí já possui mais de 250 anos. A criação da capitania ocorreu em 1758 e a instalação oficial no ano seguinte. O Dia do Piauí na verdade marca a memória de uma das datas que marcaram o processo de independência do Estado.
Em 1811, o príncipe Dom João, cinco anos antes de ser coroado rei de Portugal, elevou o Piauí à categoria de capitania independente....Piauí
de 1823
- A Batalha do Jenipapo foi o mais trágico e também o mais simbólico de todos os confrontos da Guerra de Independência- disse, em referência ao desafio de manter a unidade territorial. A batalha reuniu piauienses, cearenses e pernambucanos contra os portugueses fiéis à Coroa.
Ela ocorreu no contexto da Guerra de Independência do Brasil (1822 - 1825). Aconteceu próximo ao Riacho Jenipapo, no Piauí e pela razão de que o Nordeste do Brasil ainda possuía soldados portugueses dos quais mantinham essas terras sob lealdade da Coroa.
Explique o porquê. 2- À medida que os monarcas foram consolidando seu poder, os reinos passaram a ter unidade territorial e legal. Por isso, o processo de centralização do poder também é conhecido como formação das monarquias nacionais.
A explicação tradicional diz que o Piauí foi o único estado ocupado do interior para o litoral porque o povoamento de seu território começou nas fazendas de gado que se instalaram no sul da região.
Estados Unidos
Os EUA foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil em 1824 . Depois o México e a Argentina, em 1825. A França foi o primeiro país da Europa a reconhecer a independência do Brasil. Portugal não queria aceitar a independência do Brasil.
Foi por intermédio da Inglaterra que, em 1825, Portugal reconheceu a independência brasileira em troca de uma indenização de dois milhões de libras.
Os principais países a reconhecer a independência do Brasil foram Estados Unidos, México, Argentina, França e Inglaterra. A Inglaterra era a principal interessada na independência do Brasil, pois tinha interesses comerciais.
Para o reconhecimento da Independência do Brasil, a Inglaterra exigiu que o Tratado de Comércio e Navegação fosse renovado, o que daria aos ingleses mais vantagens pela falta de cobrança dos impostos brasileiros na comercialização de seus produtos.
Tratado de Paz e Aliança Segundo esse acordo, o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil.
A quitação antecipada da dívida de 15 bilhões e meio de dólares com o Fundo Monetário Internacional anunciada pelo presidente Lula no início da semana causou polêmica.
Muita gente deve estar se perguntando por que o Brasil não paga a dívida externa à vista já que agora o país tem reservas e ativos para fazer isso. Mesmo que houvesse reservas suficientes para pagar a dívida e ainda sobrar dinheiro, não compensaria pagá-la à vista. ...
A origem da dívida externa remonta o ano de 1824. Na época, foi contraída uma dívida no valor de 3 milhões de libras esterlinas, ficando conhecida depois como “empréstimo português”. A principio, o valor serviria para cobrir despesas do período colonial. ... Fechado o empréstimo, o Brasil recebeu apenas 52% do acordado.
A dívida externa é um dos principais agentes de contribuição para o agravamento das desigualdades sociais, pois para o pagamento das dívidas é reservado um grande volume de dinheiro que anualmente deixam de ser investidos no desenvolvimento para sanar a dívida. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)