Em novembro de 1985, já no governo civil de José Sarney, a Fundação Mobral foi extinta.
Porém, foi em 1947, que o governo brasileiro lança pela primeira vez a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos – CEAA, quando se estruturou o Serviço de Educação de Adultos do Ministério da Educação. Em relação a essa Campanha, Paiva (1987, p.
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) Sua instituição foi uma tentativa do Ministério da Educação e Cultura de coordenar os movimentos de educação de base e/ou alfabetização de adultos e adolescentes que vinham-se multiplicando em todo o país a partir de 1961.
Ou tinha pouca articulação com ensino básico esse objetivo era irradiar o analfabetismo em um curto período principalmente preparar mão-de-obra necessária para os vinhos interesse capitalista estado.
Constituição
A partir de 1960 o Movimento de Educação Popular, propõe às massas populares um trabalho de conscientização e politização desenvolvendo Campanhas de Alfabetização de Jovens e Adultos e expandindo as escolas primárias.
A questão do analfabetismo já foi considerada “a vergonha nacional” por isso cabe conhecer e distinguir cada momento histórico e político, como palco das grandes campanhas de alfabetização em massa, dentre elas as três principais foram: a primeira de 1947, Campanha de Educação de Adolescente e Adultos –CEAA; a segunda ...
Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (1947-1963). Nesse mesmo ano foi lançada no Brasil a primeira Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), com o financiamento e regulamentação do FNEP (Fundo Nacional de Ensino Primário). estatísticas mundiais de analfabetismo” (PAIVA, 1973, p. 178).
Lourenço Filho
Lutgardes Costa Freire
São Paulo, São Paulo, Brasil