crossorigin="anonymous">
-Trabalhe em um cômodo de cada vez, colocando rapidamente as coisas em desordem dentro de cada um desses recipientes. -Organize, pegando esses recipientes e devolvendo coisas que não serão doadas, ou coisas que devem ir direto para o lixo, de uma maneira organizada.
O 5S surgiu no Japão em meados de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de ajudar as empresas do país a se recuperarem e se reorganizarem durante a crise pós-guerra.
Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 5S é o mais utilizado e vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe:
SEIRI – senso de utilização, seleção, descarte. SEITON – senso de organização, arrumação. SEISO – senso de limpeza. SEIKETSU – senso de saúde, higiene e padronização ● SHITSUKE – senso de disciplina, autodisciplina.
No Brasil a pratica do programa 5S se iniciou por volta de 1991. O Nome 5S é devido a sua denominação no Japão que se início todos os conceitos com a palavra “S”. Como a tradução do japonês para a nossa língua foi inserindo antes das traduções a palavra “Senso” para não perder sua originalidade.
A ferramenta 5S consiste na adoção de cinco passos, à primeira vista bem simples, com o objetivo de embasar o desenvolvimento da qualidade. Os princípios são: o da organização, o da arrumação ou ordenação, o da limpeza, o da manutenção e o da disciplina.
A seguir são descritas algumas práticas para a implantação de cada um dos sensos.
O senso da Autodisciplina aborda a necessidade de seguir regras e procedimentos padrões desenvolvidos durante os primeiros quatro sensos da metodologia: utilização, organização, limpeza, padronização. Tudo o que foi trabalhado durante os quatro sensos iniciais agora necessita ser verificado e aperfeiçoado.
Ter senso de limpeza significa ter cuidado, eliminar a sujeira para manter o ambiente limpo. O mais importante não é o ato de limpar, mas o ato de não sujar. Além de limpar, precisamos identificar fontes de sujeira e as respectivas causas, para podermos bloqueá-las.
Limpar todos os locais, incluindo paredes, tetos, janelas, móveis, objetos, de forma a deixar tudo limpo; 2. Utilizar as máquinas, equipamentos, móveis e instalações inspecionando a limpeza e o funcionamento dos mesmos, detectando defeitos ou falhas durante o uso. REGRA: MAIS IMPORTANTE QUE LIMPAR, É NÃO SUJAR.
O primeiro senso do Programa 5S é o chamado Seiri ou Senso de Utilização. É o nosso ponto inicial para colocar o trabalho em ordem. É saber, antes de tudo, separar o que é útil do que é inútil e o que é necessário do que é desnecessário.