crossorigin="anonymous">
EQST

Como Tratar A Sialoadenite?

crossorigin="anonymous">

Como tratar a Sialoadenite?

O tratamento da sialoadenite é realizado conforme o fator desencadeante da inflamação. Medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos costumam ser utilizados para controlar os sintomas e reduzir o edema. Em casos de infecção bacteriana, o uso de antibióticos deve ser aventado.

O que é Sialoadenite?

Sialadenite é a inflamação e aumento de uma ou mais glândulas salivares maiores. Afeta mais comumente as glândulas parótidas e submandibulares. Pode ocorrer infecção bacteriana se o fluxo salivar for diminuído por doença ou medicação ou se estiver obstruído por um sialolito (pedra salivar).

O que causa sialolitíase?

A sialolitíase é incomum em crianças, ocorrendo apenas em 3 a 5% da população. O mecanismo causador exato não é claro, mas a estagnação do fluxo nas glândulas salivares e o aumento da concentração de cálcio salivar são fatores, contribuindo para o aumento da viscosidade da saliva predispondo à formação de sialolitíase.

Como desobstruir a glândula salivar?

O tratamento tradicional das obstruções de ductos de glândulas salivares inclui massagens glandulares, uso de antibióticos, ligação ductal ou parotidectomia. Outro método descrito na literatura consiste em injeções de violeta genciana (metil-violeta 1%) a fim de dilatar o ducto e controlar a infecção.

O que causa a Sialadenite?

A sialoadenite é a inflamação das glândulas salivares que geralmente acontece por uma infecção por vírus ou bactérias, obstrução por má-formação ou presença de cálculos salivares, o que resulta em sintomas como dor na boca, vermelhidão e inchaço, especialmente na região por baixo da língua.

O que fazer para desentupir canal salivar?

Para o tratamento geralmente são utilizados anti-inflamatórios e antibióticos, massagem na região para ajudar a eliminar a saliva e para os casos mais graves, a cirurgia para a remoção desses cálculos pode ser necessária. Uma boa higiene bucal é importante e ajuda na prevenção, assim como a ingestão de água.

Qual a glândula salivar mais acometida pela sialolitíase?

A sialolitíase é uma alteração, que acomete as glândulas salivares, representada pela obstrução da glândula ou de seu ducto excretor devido à formação de um sialólito, resultando na diminuição do fluxo salivar. a glândula submandibular é a mais acometida, seguida da glândula parótida e sublingual.

O que é sialolitíase em glândula submandibular?

Sialolitíase é uma das doenças mais comuns das glândulas salivares maiores, sendo a glândula submandibular a mais afetada3. Geralmente ocorrem alguns episódios inflamatórios e a seguir podem ocorrer quadros obstrutivos, com queixas clínicas relacionadas ao desconforto local, edema e dor.

O que causa o entupimento das glândulas salivares?

Evidencias apontam que a obstrução do ducto da glândula salivar parótida pode estar relacionado com fatores locais tais como cálculos salivares, estreitamento do ducto, infecções ou trauma. Neste contexto o tratamento está diretamente relacionado com a causa de obstrução do ducto salivar.

Como tratar cálculo salivar?

O tratamento é feito pela retirada dos cálculos por via intra-oral ou, em alguns casos, pela retirada da glândula afetada. A operação deve ser feita por cirurgiões especializados a fim de obter-se uma boa recuperação pós-operatória. Boa informação é o segredo para manter o bem-estar e cuidar da saúde!
crossorigin="anonymous">