Como tratar a antracnose na goiabeira? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O manejo preventivo deve ser feito por meio de podas de arejamento, seguidas de pulverizações com fungicidas indicados para controle de antracnose e (ou) ferrugem-da-goiabeira.
Como controlar antracnose?
Controle: O controle da antracnose deve incluir práticas de remoção e queima dos frutos mumificados e das partes podadas no inverno, com o objetivo de reduzir o inóculo inicial. Em anos com verões úmidos deve-se pulverizar a cultura, com reaplicação de acordo com o fungicida utilizado.
Qual o melhor fungicida para antracnose?
O fungicida utilizado consistiu em uma mistu- ra comercial de triazol e estrobirulina (Epoxiconazole + Piraclostrobina), previamente selecionada como a mais eficiente para o controle da antracnose (COS- TA et al., 2009).
Como tratar antracnose no abacateiro?
Os fungicidas registrados no Brasil para o controle da antracnose do abacateiro são oxicloreto de cobre, hidróxido de cobre, óxido cuproso, mancozebe+oxicloreto de cobre, difenoconazol, azoxistrobina+difenoconazol e tiabendazol (MAPA, 2017).
Como acabar com antracnose na Mangueira?
Os fungicidas à base de cobre (Oxicloreto de Cobre, Óxido de Cobre e Hidróxido de Cobre) são eficientes contra a antracnose, mas são fitotóxicos às flores não devendo ser utilizados durante o florescimento.
Como tratar verrugose na goiaba?
Controle: O controle convencional da verrugose é feito por meio de pulverizações com fungicidas, visando sempre a proteção de tecidos jovens suscetíveis. A eficácia dos tratamentos depende não só do fungicida utilizado e sua dose, mas também da época e número de aplicações feitas.
Como controlar a antracnose no morango?
Apenas os fungicidas tiofanato metílico e mancozeb são registrados para o controle dessa doença na cultura do morango. Apesar de cosmopolita, essa doença apresenta pouca importância em nossas condições de cultivo.
Como identificar a antracnose?
Os sintomas típicos da antracnose nas folhas são lesões elípticas a circulares, com pequenos centros circulares de coloração palha a cinza. A infecção da panícula e dos grãos, auxilia na disseminação da doença para novas áreas, devido ao transporte do grão contaminados.
Como acabar com a praga no abacateiro?
Para isso, existem diversas opções de controle disponíveis: ] Controle cultural: catação e derrubada de frutos doentes, que podem ser fonte de inóculo no pomar; uso de podas para iluminar e arejar o pomar; manutenção da limpeza do pomar, como eliminação de troncos, galhos e restos de poda e frutos.
Como recuperar um abacateiro?
Para recuperação do vigor, florescimento e frutificação, adube a planta com aplicação de 250 gramas da fórmula NPK 10-10-10, repetindo o procedimento a cada 60 dias. Na adubação orgânica, utilize esterco curtido ou composto orgânico na dose de, pelo menos, 20 quilos por unidade.
Qual a principal doença que ataca a mangueira?
O oídio (Oidium mangiferae), também denominado pelos produtores de cinza, é uma doença muito comum nos pomares de mangueira. A doença pode causar danos nas fases de emissão de folhas novas, florescimento e início de frutificação. Essa doença ocorre em todas as regiões produtoras do mundo.
Como combater a antracnose na UVA?
Durante o período vegetativo da planta, pode-se aplicar os seguintes produtos, registrados para o controle da doença: sulfato de cobre + hidróxido de cálcio (calda bordalesa), hidróxido de cobre, oxicloreto de cobre, oxicloreto de cobre + mancozeb, captan, chlorothalonil, mancozeb, folpet, ziram e tiofanato metílico.
Como tratar doença da goiabeira?
A bacteriose também provoca a seca dos ramos da planta. Fazer podas para retirar o excesso de galhos e folhas, melhorando a insolação e ventilação da copa, é um método de prevenção. Elimine os ramos doentes, quando atacados pela bacteriose, e queime-os, aplicando em seguida fungicidas cúpricos nas áreas removidas.
O que passar na goiabeira?
É muito provável que os “bichos” encontrados no interior das goiabas sejam larvas de mosca-das-frutas. O controle pode ser feito com o ensacamento, utilizando papel parafinado, das goiabas com tamanho de 2 a 3 centímetros.
O que causa a antracnose na soja?
Considerada uma doença de final de ciclo da soja, a antracnose é uma doença fúngica causada pelo fungo Colletotrichum truncatum, e pode afetar a fase inicial da formação de vagens, sendo favorecida por condições de elevadas precipitações e altas temperaturas (Grigolli, 2015).
Como tirar os fungos do morango?
O fungo pode ter produzido micotoxinas. Usar. Cortar, pelo menos 2,5 cm em torno e abaixo da superfície visível do fungo (evitar contato da faca com o fungo para não contaminar as outras partes do produto).
Onde pode ocorrer a antracnose e o que causa?
A antracnose é uma doença que pode ocorrer em várias culturas e afeta diferentes partes da planta. A doença pode ocorrer em algumas culturas de grãos como feijão, soja, milho e sorgo. Esta doença é causada por fungos do gênero Colletotrichum.
O que é bom para tratar broca de abacateiro?
Principais formas para controle Uma das principais formas de controle é o uso de inseticidas, entretanto, este é prejudicado pela falta de produtos registrados para a praga em questão e deve ser utilizado somente com a constatação da presença do inseto no cultivo.