EQST

Como Trabalhar Fernando Pessoa Em Sala De Aula?

Como trabalhar Fernando Pessoa em sala de aula?

Se familiarizar com a vida e obras de Fernando Pessoa. Compreender que a poesia está presente em diversos aspectos como em textos, obras de arte, músicas… Reconhecer o contexto de produção da obra literária. Perceber influências do tema tratado no seu cotidiano.

Por que a poesia é tão importante?

A poesia tem uma importância fundamental para a formação crítico-reflexiva do leitor. Ela possibilita ao homem o encontro com a cultura humanística como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante, além de propiciar-lhe ampla crítica dos valores vigentes na sociedade.

Como trabalhar o modernismo na sala de aula?

Objetivos. Apresentar aos alunos o contexto histórico e social em que se insere o Modernismo, suas fases e principais características. Identificar os autores mais expressivos deste movimento literário. Discutir de forma mais aprofundada sobre Fernando Pessoa e sua obra.

Como trabalhar a literatura no ensino fundamental?

Como trabalhar clássicos da literatura no Fundamental

  1. LEIA MAIS Educação Infantil: 3 contos para valorizar a amizade. ...
  2. LEIA MAIS Livros infantis que disparam boas conversas em sala de aula. ...
  3. LEIA MAIS Confira o jogo da literatura para engajar a turma. ...
  4. Contextualizando o clássico. ...
  5. Leitura compartilhada.

Como encaminhar situações de leitura literária?

- Preparar a leitura: ler com antecedência para conhecer o texto, para saber onde precisa entonar a voz e onde parar, se for um texto que será lido por mais de um dia. - Ao chegar à sala de aula, não escrever nada na lousa, por exemplo, cabeçalho ou agenda do dia.

Qual o objetivo de ensinar literatura infantil?

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. ... Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.

Qual é o papel da literatura infantil na Alfabetização?

O livro de literatura infantil tem papel fundamental no início do processo da alfabetização/ letramento, sua função é formar e educar, e toda criança em processo de alfabetização pode e deve utilizar da literatura infantil para obter uma aprendizagem significativa e rica em conhecimento, pois os livros literários ...

Qual a importância de trazer a literatura infantil para sala de aula?

A construção de um espaço de leitura dentro das salas de aula possibilita aproximar o pré-leitor da literatura infantil como fonte de prazer, permitindo o desenvolvimento do imaginário das crianças através da leitura de imagens, das possibilidades e descobertas oferecidas pelo objeto livro como suporte lúdico, atrativo ...

Qual a importância da leitura para bebês?

A leitura é de grande importância para o desenvolvimento da inteligência dos bebês e filhos porque é uma função superior do cérebro e ajuda a desenvolver conexões neurológicas. ... Os bebês adoram ler! Eles têm um prazer inato em aprender e os pais podem fomentar este gosto pela leitura desde pequenos.

Qual era o pensamento de Carl Jansen frente à literatura infantil?

A Literatura Infantil Brasileira, que foi escrita por brasileiros, surgiu no início do século XIX. Carl Jansen, jornalista e professor, percebeu que faltavam histórias apropriadas para as crianças. A partir disso, traduziu Robison Crusoé, As aventuras de Guillever e Dom Quixote de La Mancha.

Qual a importância de trabalhar com o texto literário na educação infantil e no ensino fundamental?

Muito além da alfabetização: a importância do contato com a literatura na infância. Ampliar o vocabulário, trabalhar sentimentos e alfabetizar são alguns dos objetivos geralmente ligados à leitura de textos literários na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Qual a diferença entre literatura infantil e juvenil?

A literatura infantil, basicamente, é para crianças mais novas, de pouca idade. Já a infanto juvenil, é mais para pré-adolescentes e adolescentes.

Quais as principais características do romance Infanto-juvenil?

são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais; possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições; crianças são os principais personagens da história; em geral, possuem um final feliz.

Quais são as principais características de um romance folhetinesco?

O Romance policial era publicado em periódicos jornalísticos no século XVIII e XIX, no século XX, passou a ser publicado em revistas pulp e livros de bolso, que herdaram características folhetinescas como o texto envolvente, o papel de herói do detetive, a luta do bem contra o mal, a verossimilhança e atualidade ...