crossorigin="anonymous">
A nimesulida é um anti-inflamatório não esteróide, analgésico e antipirético, que serve para aliviar vários tipos de inflamações, febre ou dores, como dor de garganta, dor de cabeça ou cólicas menstruais.
A nimesulida só trata os sintomas, ela não tem nenhuma ação sobre a causa da dor de garganta. Se for uma faringite bacteriana, tem que fazer antibiótico, senão, não vai melhorar tão cedo.
Durante o tratamento com Nimesulida, os pacientes devem evitar usar outros anti-inflamatórios não esteroidais, pois há risco de somação de efeitos, incluindo efeitos adversos.
Nimesulida deve ser aplicadA localmente sobre a pele duas vezes ao dia. Uma fina camada do gel deve ser espalhada uniformemente sobre a zona afetada até que a cor do medicamento desapareça.
NГЈo Г© esperado que um paciente que tenha alergia a diclofenaco consiga tomar nimesulida sem problemas, pois quem tem alergia a um anti-inflamatГіrio costuma ter a todos. SerГЎ que vocГЄ Г© realmente alГ©rgico ao diclofenaco?
O uso de Nimesulida não é recomendado em mulheres tentando engravidar. Em mulheres que têm dificuldades para engravidar ou que estão sob investigação de infertilidade, a retirada do medicamento deve ser considerada.
Além disso, embora seja mais raro, pode também ocorrer coceira ou inchaço na pele, suor excessivo, prisão de ventre, aumento dos gases intestinais, gastrite, tonturas, vertigens ou aumento da pressão arterial.
A posição pessoal dos médicos editores do MD. Saúde é de não utilizar a nimesulida em nenhuma situação, uma vez que existem no mercado dezenas de outros anti-inflamatórios que não possuem o mesmo elevado risco de lesão hepática. As ações analgésica, anti-inflamatória ou antipirética da nimesulida não são superiores às de outros AINE presentes no mercado, não havendo, portanto, vantagens que compensem os seus riscos, apesar da lesão hepática grave ser relativamente rara.
Presente no mercado desde 1985, atГ© os primeiros anos da dГ©cada de 2000, a nimesulida era um dos anti-inflamatГіrios mais vendidos em todo o mundo. PorГ©m, depois de alguns casos de grave toxicidade hepГЎtica (lesГЈo do fГgado) terem sido reportados Г s agГЄncias de farmacovigilГўncia, a sua comercialização foi proibida em vГЎrios paГses, incluindo EUA, ГЌndia, FinlГўndia, Espanha, JapГЈo, Nova ZelГўndia, Reino Unido, Alemanha e CanadГЎ.
crossorigin="anonymous">A toxicidade hepГЎtica estГЎ associada ao uso prolongado e com doses elevadas. A lesГЈo do fГgado por variar de quadros bem leves e assintomГЎticos, apenas com elevação laboratorial das enzimas hepГЎticas (TGO e TGP), atГ© quadros de hepatite grave, com insuficiГЄncia hepГЎtica aguda e necessidade de transplante de fГgado urgente.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA ou à Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Em inГєmeros estudos comparativos, a Nimesulida mostrou ser mais efetiva que o piroxicam (em osteoartrite), paracetamol (em inflamação do trato respiratГіrio superior), benzidamina ou naproxeno (em doenГ§a otorrinolaringolГіgica), fenilprenazona (em laringotraqueГtes/bronquite, inflamação respiratГіria e doenГ§a otorrinolaringolГіgica), serrapeptase (em dor pГіs-operatГіria ou dental, trauma e flebite), cetoprofeno (em dor pГіsoperatГіria) e ГЎcido mefenГўmico (em dismenorreia). Adicionalmente a eficГЎcia de Nimesulida tem sido comparГЎvel com a da aspirina, com ou sem vitamina C, e ГЎcido mefenГўmico (em infecção do trato respiratГіrio), ibuprofeno (em doenГ§a de tecido mole), naproxeno (em inflamação do trato respiratГіrio, dismenorreia e estados de dor pГіs-operatГіria), suprofeno e paracetamol (em estados de dor pГіs-operatГіria), benzidamina (em inflamação do trato genitourinГЎrio) e dipirona, paracetamol ou diclofenaco (em febre).
O estudo investigou os efeitos analgГ©sicos da Nimesulida e do celecoxibe em pacientes com osteoartrite de joelho. 44 pacientes foram incluГdos e randomizados para o grupo de Nimesulida (100 mg duas vezes ao dia) ou celecoxibe (200 mg uma vez ao dia) por 2 semanas, 20 dos quais apresentavam derrame articular. A intensidade da dor foi avaliada e em pacientes com derrame articular, algumas substГўncias do lГquido sinovial foram analisadas. Os efeitos da Nimesulida foram mais marcantes que do celecoxibe, com evidГЄncia de inГcio mais rГЎpido de ação analgГ©sica. A Nimesulida reduziu significantemente as concentrações de substГўncia P e interleucina-6 no lГquido sinovial. O celecoxibe nГЈo mudou estas concentrações e significativamente reduziu os nГveis de interleucina-6 apenas no dia 14. Ambas as drogas foram bem toleradas. O estudo forneceu evidГЄncia que a Nimesulida Г© um agente efetivo para o tratamento sintomГЎtico da osteoartrite.
A Agência Europeia do Medicamento e a ANVISA autoriza o uso da nimesulida apenas para o tratamento de dores agudas e de curta duração, que necessitam de poucos dias de tratamento anti-inflamatório, como nos casos de:
Olá doutor eu estou com a garganta inflamada, tomei 3 injeções e comecei a tomar nimesulida por seis dias mesmo assim depois que o efeito do remédio acabou minha garganta voltou a inflamar então continue usando o nimesulida. Devo parar mesmo?
Apesar da autorização, a agГЄncia ressalva que a nimesulida nГЈo deve ser a primeira opção de tratamento para essas condições. Sempre que possГvel, o paciente deve dar preferГЄncia a outros anti-inflamatГіrios. Quando utilizada, o tempo mГЎximo de tratamento com nimesulida nГЈo deve ultrapassar os 15 dias.
A Nimesulida é bem absorvida quando administrada via oral. Após uma única dose de 100 mg de Nimesulida, administrada a voluntários adultos saudáveis, um pico de concentração plasmática de 3 a 4 mg/L é alcançado em adultos após 2 a 3 horas. AUC=20 – 35 mg/L.h.
A Nimesulida Г© excretada principalmente na urina (aproximadamente 50% da dose administrada). Apenas 1 a 3% Г© excretado como composto inalterado. A hidroxinimesulida Г© encontrada apenas como um derivado glicuronato. Cerca de 29% da dose Г© excretada nas fezes apГіs o metabolismo.
Arbex, ST et al. Avaliação comparativa do nimesulide versus naproxeno no tratamento da dor pós-cirurgia oral. Rev Bras Odontol; 49(1): 15-8, 1992
A nimesulida nГЈo deve ser administrada a nenhum paciente que jГЎ tenha tido reação alГ©rgica ou crise de broncoespasmo (asma) relacionada Г qualquer anti-inflamatГіrio nГЈo esteroide ou ГЎcido acetilsalicГlico (aspirina).
No geral, o uso abusivo de anti-inflamatГіrios pode estar associado a problemas como gastrite, Гєlceras, insuficiГЄncia renal e hepatite medicamentosa. A dosagem mГЎxima segura para o consumo de anti-inflamatГіrios vai depender do medicamento e da sensibilidade individual para essa substГўncia.
Г‰ muito variГЎvel, a meia vida Г© de 3 a 20 horas. EntГЈo pode ficar atГ© 40 horas teoricamente.
Isso protege o estômago! Infelizmente, os anti-inflamatórios comuns impedem a produção dessa prostaglandina, ocasionando o aumento da concentração de ácido e diminuição da produção do gel. Como resultado, o ácido começa a atingir a parece do estômago, causando lesões que podem até virar úlceras.
- Caso o incГіmodo se mantenha e seja intenso, fale com o seu mГ©dico. "Este poderГЎ indicar-lhe um protetor gГЎstrico especГfico ou substituir-lhe o antibiГіtico por outro equivalente para que trate a infeção atГ© ao fim", refere ainda a docente.
ProbiГіticos e prebiГіticos JГЎ os prebiГіticos sГЈo alimentos para as bactГ©rias benГ©ficas que vivem no microbioma intestinal. Quando alimentadas – antes e depois da medicação -, o intestino ganha mais equilГbrio. Entre os alimentos que podem ajudar estГЈo: cebola, alho, banana, chicГіria, alcachofra, iogurte, cereais e pГЈo.
FaГ§a um protocolo de desintoxicação. O antibiГіtico como qualquer medicamento, sobrecarrega o fГgado, entГЈo Г© sempre bom fazer um detox para limpa o fГgado, que ficou sobrecarregado durante aquele perГodo de uso contГnuo do medicamento. E fazer de 7 a 14 dias de Detox ajuda a restaurar a flora intestinal.
A nicotinamida (uma das formas da vitamina B3) consumida em doses elevadas aumenta mil vezes a capacidade do organismo de destruir infecções por estafilococos, cada vez mais resistentes aos antibióticos, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos.
Alguns antiémeticos (como dramin e meclin) podem auxiliar no controle desses sintomas adversos, bem como medicações para recompor flora intestinal (provance, floratil) se os enjoos vierem associados a vômitos. O ideal é informar o ocorrido ao médico que está acompanhando para conduta mais adequada.
Coloque no prato
Confira dicas no estilo caseiro de remГ©dio para enjoo
RemГ©dios para Enjoo, NГЎuseas e VГґmitos
RemГ©dios anti-histamГnicos Atuando na parte do cГ©rebro responsГЎvel pelos enjoos e nГЎuseas, os anti-histamГnicos sГЈo uma Гіtima alternativa prГ©-navegação. Um detalhe importante Г© que eles sГЈo encontrados com facilidade em qualquer farmГЎcia e nГЈo precisam de receita.
O que fazer para aliviar a dor de estômago Comer uma pera ou uma maçã cozida; Comer um pedacinho de batata crua porque este é um antiácido natural, sem contraindicações; Colocar uma bolsa de água morna na região do estômago para aliviar a dor; Beber pequenos goles de água fria, para hidratar e facilitar a digestão.
Na maioria das vezes, esta dor nГЈo Г© preocupante, e pode indicar alguma alteração no estГґmago, esГґfago ou inГcio do intestino, como refluxo, gastrite ou mГЎ digestГЈo, por exemplo, e costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vГґmito, gases, distensГЈo abdominal ou diarreia, por exemplo.