Alguns dizem que ele surgiu no ano de 1929, nos Estados unidos, como manifestação artística do povo nas ruas. ... Apesar das diferentes perspectivas pode-se entender que o surgimento das danças urbanas foi um movimento não acadêmico que veio das ruas, do povo e das relações sociais da época.
A dança de rua originou-se nos Estados Unidos, em 1929, época da quebra da bolsa de Nova York e da grande crise econômica. Músicos e dançarinos dos cabarés americanos urbanos, desempregados como consequência da crise, passaram a realizar suas performances nas ruas.
Resposta. Resposta: A história das danças urbanas no Brasil advém da história do street dance surgido nos Estados Unidos durante os anos de 1930. Ao contrário do que muitos pensam, as danças urbanas não são um único estilo de dança, mas um conjunto de estilos diferentes que se agrupam sob a mesma denominação.
As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança por meio do Funk.
As danças urbanas surgiram no contexto novaiorquino no contexto de 1929 onde a bolsa de Nova York quebrou. As danças de rua tiveram origem com o chamado break-dance, que logo se popularizou por todo o mundo.
Um aglomerado de vários estilos de dança como: Locking, Wacking, Vogue, Popping, Waving, Scare Crow, Animation, Boogalooing, Hip Hop, Freestyle, House Dance etc. são alguns dos exemplos de danças que emergiram das ruas, parques, locais abertos, raves/festas e clubes.
O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres. A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.
Apesar de existirem muitas visões, histórias e hipóteses diferentes, a explicação mais difundida entre os estudiosos acerca da origem do Maracatu Nação é a de que ele teria surgido a partir das coroações e autos do Rei do Congo, prática implantada no Brasil supostamente pelos colonizadores portugueses e, por ...
De âmbito cultural, esta manifestação da música folclórica afro-brasileira, surgiu no século XVIII e se deu através da mistura das culturas portuguesa, indígena e africana. A orquestra de percussão acompanha um cortejo real e os integrantes da dança representam personagens históricos como Reis, Rainhas, Embaixadores.
Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. ... A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei Congo.
A - É simples, sem muitos detalhes. B - É formado por vestimentas comuns. C - É grandioso, cheio de brilho e cores, bordado manualmente e com muitos detalhes.
Personagens do Maracatu Nação
O maracatu é um ritmo musical criado em Pernambuco, é caracterizado pela percussão forte, em ritmo frenético, que possuiu origem na congada (cerimônias de coroação de reis e rainhas da nação negra).
Os personagens do Maracatu Rural são:
Existem dois tipos de maracatu, o de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação, e o de Baque Solto, também chamado de Maracatu Rural.
O Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado é um tipo de maracatu, um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso com origem no estado de Pernambuco. Trata-se do mais antigo ritmo afro-brasileiro. É formado por um conjunto musical percussivo que acompanha um cortejo real.
Maracatu – do Tupi Guarani maracá -tu=batido de maracá. Ritmo proveniente da Zona da Mata de Pernambuco , podendo ser de baque solto ou de baque virado, a presença de instrumentos percussivos torna o ritmo frenético .
Entre as Nações mais conhecidas da região, estão a Nação Estrela Brilhante de Igarassú, Nação Estrela Brilhante de Recife, Nação Leão Coroado, Maracatu Nação Encanto da Alegria, Nação de Maracatu Cambinda Estrela, Nação do Maracatu Encanto do Pina, Maracatu Nação Almirante do Forte.
Indícios históricos apontam que o maracatu surgiu em meados do século XVIII, a partir da miscigenação musical das culturas portuguesa, indígena e africana. Ela se origina da instituição dos Reis Negros, já conhecida nos países da França e Espanha, no século XV e em Portugal, no século XVI.
O do baque-virado é onde tem só percussão, que é o maracatu tradicional. O baque solto vem a orquestra acompanhando, e é aí quando a gente vai encontrar os lanceiros, que é do maracatu rural.
Os instrumentos são: gonguê de uma campana, tarol, ou caixa de guerra, alfaias (mínimo doze) e mineiro, também chamado de ganzá.
verbo transitivo Tornar a avivar, avivar muito, tornar bem lembrado.