Quando as bases são iguais, a diferença é só se os expoentes serão somados ou subtraídos. Quando as bases são diferentes, não há o que possa ser feito. É necessário resolvê-las para posteriormente fazer a soma ou subtração ou tentar utilizar algum artifício para mudar a base - mas daí depende de cada caso.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Deve estar entre parênteses para indicar que todo o poder está sendo elevado a outro poder. Este imóvel está combinado com os dois imóveis anteriores. Quando temos uma multiplicação ou divisão de poderes, elevada a outro poder, o expoente de fora multiplica cada um dos expoentes de dentro dos parênteses.
Desse modo, podemos definir a potenciação de frações da seguinte maneira: Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.
portanto, uma das propriedades de potencia é que se voce tiver dentro dos parenteses ou colchetes APENAS operacoes de multiplicacao ou divisao, voce pode "jogar" o expoente para cada um dos termos. quando voce tem (potencia)elevada a outra potencia, voce pode multiplicar os expoentes.
{} → Chaves Assim como acontece com as operações, esses sinais de associação possuem uma ordem que deve ser respeitada. Primeiro, resolvemos os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolvemos os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolvemos as chaves.
Para simplificar a multiplicação de potências de mesma base, conserva-se a base e somam-se os expoentes.