A cultura ocidental se originou na bacia do mar Mediterrâneo e seus arredores, sendo que a Grécia e a Roma antigas são frequentemente citadas como seus criadores.
Oriental é um adjetivo que caracteriza tudo aquilo que fica a leste, servindo, o termo "cultura oriental" ,genericamente, para caracterizar as culturas de países no extremo leste do globo, como China, Japão e as duas Coreias. ...
Dados dos países e Regiões Administrativas Especiais
O Japão exibe uma cultura multifacetada, com tradições milenares. Embora tenha raízes na cultura chinesa, a distância geográfica permitiu ao Japão a construção de um modelo cultural diferenciado e cujas marcas persistem mesmo com a característica dinâmica do povo de adaptar-se à evolução tecnológica.
Europa
Isso porque falar uma língua de origem latina e estar a oeste do meridiano de Greenwich não é suficiente para estar no Ocidente. Enquanto Estados Unidos e Portugal são indiscutivelmente “ocidentais”, a classificação de países como o Brasil e a Argentina não é unânime.
De oeste a leste, estende-se desde o Senegal, no oeste da África, até às Filipinas, nos limites do Oceano Pacífico. De norte a sul, vai desde o Cazaquistão, na Ásia Central, até a área entre a Tanzânia, na África, e a Indonésia, no Oceano Índico.
Resposta. Resposta: Geograficamente, o meridiano de Greenwich, a linha do Equador de pé, divide o mundo em oriente (também chamado de Leste) e Ocidente (TCD oeste).
Apesar de não ser propriamente um movimento artístico, o Orientalismo era formado por muitos pintores que poderiam ser classificados como acadêmicos. Eles criaram sociedades, como a Société des Peintres Orientalistes Français, para reunir artistas e ajudar no financiamento de suas viagens para o exterior.
Leste ou Este, inicial L ou E, também chamado "Oriente, Nascente ou Levante" por indicar o lado, e não o ponto, onde o Sol nasce. Oeste, inicial O ou W, também chamado "Ocidente ou Poente" por indicar o lado onde o Sol se põe, e não seu ponto exato, o qual se altera durante as diferentes épocas do ano.
O sol obrigatoriamente sempre nasce a leste e se põe a oeste, independente dos solstícios? O Sol sempre nasce na direção leste mas não exatamente no ponto cardeal leste, que corresponde ao azimute 90 graus a contar do norte.
Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
No Brasil o sol nasce no mar (leste) e se põe no continente, mas na praia do Engenho/Almada, pela geografia da península, o sol se põe no mar, num espetáculo raro e bonito.
No dia mais longo do ano no Hemisfério Sul, em 21 de dezembro, o Litoral Sul testemunha um pôr do sol mais de duas horas mais tarde do que em Natal (RN), no norte do Brasil.
O Último Nascer do Sol do Brasil: O PN da Serra do Divisor - AltaMontanha.
Pôr do sol (pré-AO 1990: pôr-do-sol) (também chamado de sol-pôr, anoitecer, entardecer ou ocaso) é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite.
No equinócio de outono o Sol nasce exatamente no ponto cardeal leste. No solstício de inverno o Sol nasce bastante deslocado para o norte (ou à esquerda do leste). E no solstício de verão o Sol nasce bastante deslocado para o sul (ou à direita do leste).
Assim, o Leste está sempre à direita, o Oeste está sempre à esquerda e a direção Sul fica sempre abaixo. Você também pode encontrar os pontos cardeais. Faça assim: Estenda o braço direito para o lugar onde o sol pode ser visto ao amanhecer.
a) Os pontos cardeais são: norte (N), sul (S), leste (L) e centro-oeste (CE). b) Os pontos cardeais são: nordeste (NE), sul (S), leste (L) e oeste (O). c) Os pontos cardeais são: norte (N), sul (S), leste (L) e oeste (O).