Como Se D A Digesto Em Cnidrios?

Como se d a digesto em cnidrios

(FUVEST-SP) A Grande Barreira de Recifes se estende por mais de 2.000 km ao longo da costa nordeste da Austrália e é considerada uma das maiores estruturas construídas por seres vivos. Quais são esses organismos e como eles formam esses recifes?

Videoaulas

Atualmente, são conhecidas cerca de 11.000 espécies, dentre as mais comuns, como corais, aguamalas, anêmonas e gorgonias. Muitas espécies formam colônias compostas por numerosos organismos.

Normalmente os cnidários têm dois plexos nervosos, um subepidérmico e outro subgastrodérmico. O último pode estar ausente. Nos neurônios bipolares, a transmissão do impulso nervoso é mais rápida.

Então, na extremidade distal dessa extensão, forma-se a boca, que se comunica com a cavidade gastrovascular compartilhada com a mãe. Nas formas individuais, o novo pólipo acaba crescendo, formando os tentáculos e se separando da mãe.

O Sistema Digestivo Cnidário

<font style=O Sistema Digestivo Cnidário" title="O Sistema Digestivo Cnidário" />

Considerado até recentemente como uma ordem (Stauromedusae) dentro dos Scyphozoa. São organismos pequenos e sésseis. Eles se desenvolvem diretamente a partir de uma larva de planula bentônica.

Os gametas femininos são retidos pela mãe e a fertilização ocorre na ou dentro da água-viva feminina. O desenvolvimento do zigoto dá origem a uma larva planula que se liga ao substrato e forma um pólipo.

Digestão

O pólipo é séssil, de forma cilíndrica, com a boca e os tentáculos voltados para cima. A água-viva é móvel, em forma de sino ou em forma de guarda-chuva, com a boca e os tentáculos voltados para baixo.

São classificados dentro do filo dos Cnidários, por exemplo, os corais e também as anêmonas. Esses animais ajudam a compor os recifes, estruturas extremamente importantes para os ecossistemas marinhos.

Quando pensamos em uma água-viva logo lembramos das queimaduras que elas podem causar. Isso porque os ferimentos causados por esses animais costumam ser bastante dolorosos e há espécies que podem até matar seres humanos com as toxinas que produzem.

Reprodução

<strong><u>Reprodução</u></strong>

Todos os cnidários são carnívoros , o que significa que alguma forma de alimento carnudo é a base de sua dieta. A carne consumida varia de acordo com o tamanho das espécies que a comem, desde zooplâncton microscópico (larvas de animais) e fitoplâncton (larvas de plantas) a pequenos peixes.

As medusas são as formas natantes dos cnidários, como as águas-vivas. Elas possuem formato arredondado ou circular achatado e se deslocam através da contração de seus músculos circulares. Esses animais possuem a boca voltada para baixo e tentáculos circundando-a.

Depois que o alimento é capturado em seus tentáculos ou pólipos, ele pode ser movido em direção à área da boca. A boca dos cnidários não se parece com uma boca humana - não há dentes nem lábios, mas funciona da mesma forma, como porta de entrada para o sistema digestivo. O tamanho da boca varia de acordo com a espécie, mas mesmo os menores pólipos de coral têm uma área na boca.

Loja virtual

A maioria das águas-vivas também pode usar seus braços orais para capturar suas presas.Quando eles usam as duas estruturas, os tentáculos costumam ser usados ​​para paralisar a presa e os braços orais para direcioná-los para a boca. Os braços orais, no entanto, também podem ser usados ​​para capturar alimentos.

Os Cnidários são os primeiros animais a apresentarem um sistema digestório. Entretanto, as estruturas digestivas presentes nesses animais são extremamente rudimentares. Basicamente, o sistema digestório dos cnidários é composto de uma boca e uma cavidade gastrovascular ou celêntero (daí o nome “celenterados).

Os polipodiozoários cnidários podem se reproduzir sexualmente, com espécimes masculinos e femininos, além de hermafroditas. Os gametas são de origem ectodérmica. Também pode se reproduzir assexuadamente por fissão.

Classificação dos cnidários

No brotamento ocorre a formação de um pequeno broto na superfície externa do animal adulto. Esse broto pode se soltar do animal originário ou, mais frequentemente, ficar aderido e ele, formando colônias.

O alimento entra pela boca e os resíduos saem pela boca e, no meio, as coisas passam por uma parte do corpo do cnidário chamada de cavidade gastrovascular . O alimento é digerido pelas células encontradas dentro da cavidade gastrovascular, tanto por meio da digestão celular quanto pelo uso de enzimas digestivas.

Os cnidários têm um sistema nervoso difuso, não possuem um sistema nervoso central. No entanto, eles têm áreas integrantes de tecido neural que podem ser consideradas uma forma de centralização. Os neurônios estão nus e a maioria deles é apolar.

Como os cnidários comem?

As águas-vivas são os representantes mais famosos do Filo dos Cnidários. Contudo, esse grupo é composto por uma grande variedade de animais extremamente importantes para os ecossistemas aquáticos.

Todavia, há espécies de cnidários com formato de pólipo que são bentônicos livres. Isso quer dizer que vivem sobre o substrato, mas são capazes de se deslocar. Esse é o caso das hidras, por exemplo. São animais que se deslocam sobre o substrato realizando movimentos de cambalhotas.

Lista de exercícios

Lista de exercícios

Os Cnidários são animais exclusivamente aquáticos. Há espécies de água doce, mas a grande maioria das espécies é marinha. Esses animais podem ser encontrados tanto em águas rasas, como os que formam os recifes, como também em grandes profundidades, nas zonas abissais.

Os representantes da família Polypodiozoa são parasitas, principalmente de esturjões. Os mixozoários, por outro lado, são parasitas de organismos de quase todos os filos do reino animal e até de alguns protistas.

Antes de nos aprofundarmos nas partes e partes digestivas, vamos começar com a resposta à pergunta muito importante do título: Um cnidário é um animal que pertence ao filo Cnidário. Os animais neste filo são todos invertebrados e principalmente espécies aquáticas de água salgada. Os cnidários mais conhecidos são águas-vivas, anêmonas-do-mar e corais.

Quais são as células responsáveis pela captura de alimento em esponjas como é a sua digestão?

coanócitos

Que descrição melhor explica o mecanismo da digestão intracelular?

Resposta. Resposta: 1- b) Partículas microscópicas são incorporadas ao citoplasma por meio da formação de pseudópodos; constitui-se em torno delas um vacúolo que passa ao citoplasma, e que posteriormente se funde com o lisossoma primário, aí ocorrendo a digestão intracelular.

Onde é realizada a digestão celular?

Ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas.

Como é realizada a digestão celular?

Dentre as organelas celulares com papel essencial na digestão intracelular estão os lisossomos. ... Desta maneira, os lisossomos e suas enzimas lisossomais processam a digestão intracelular propriamente dita, reduzindo-se macromoléculas a componentes básicos aproveitáveis pela célula.

Onde é realizada a digestão no organismo?

No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo. O quimo ao chegar ao duodeno estimula os hormônios secretina e colecistocinina que atuam na secreção do suco pancreático pelo pâncreas e da bile pelo fígado, respectivamente.