Usando uma régua em pé ao lado do poste, a mesma também produzirá uma sombra. A régua em pé ao lado do poste, a sua sobra e a linha imaginária que ligam a ponta da régua à ponta da sombra da régua formarão, também, outro triângulo retângulo, semelhante ao triângulo retângulo do poste, porém menor.
Quanto mais perto o objeto estiver da luz, mais autêntica será o formato de sua sombra; quanto mais longe da origem de luz, maior ela ficará.
Se se encontrar numa situação em que precisa de saber as horas e não tem relógio à mão pode utilizar o Sol como ponto de referência. A partir do meio dia, quando o Sol começa a baixar e aproximar-se do horizonte meça a sua distância até esta linha para saber quanto tempo falta para o anoitecer.
Durante a lua cheia, a lua ficará visível por toda a noite, ou seja, por volta de 12 horas. Observe o posicionamento da lua no céu para calcular o horário aproximado. No caso de a lua estar a um quarto do seu caminho, ela estará marcando por volta de nova horas pós-crepúsculo.
Para saber as horas bastava orientar a roda, apontando a data respectiva para Este. Observava-se a Estrela Polar pelo orifício central, e a posição da Kochab indicava directamente as horas que se liam na escala exterior, graduada em numeração romana.
Use o ponteiro maior para ler os minutos.