Para diminuir o gosto metálico ou amargo na boca causado pelo tratamento de quimioterapia ou radioterapia, pode-se usar dicas como utilizar apenas utensílios de plástico e vidro para preparar os alimentos, marinar a carne em sucos de fruta e adicionar ervas aromáticas para temperar os alimentos.
É importante lembrar que a maioria dos pacientes terá apenas um ou mais dentre os efeitos mencionados aqui. Com as técnicas de tratamento atuais, os efeitos colaterais severos são raros. A maioria dos efeitos colaterais causados pela radioterapia dura apenas alguns dias ou semanas após o término do tratamento.
Os efeitos colaterais da radioterapia normalmente surgem após 2 ou 3 semanas do início do tratamento e podem permanecer por até 6 meses após o fim do tratamento e incluem náusea, vômito, febre e dores pelo corpo, além da queda de cabelo.
É uma forma de tratamento muito empregada em tumores malignos iniciais de próstata, câncer uterino, certos casos de sarcomas e nos melanomas que surgem no globo ocular, além de outras situações mais raras. Exemplos de braquiterapia usada no câncer de próstata (A) e no câncer do colo uterino (B).
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que não existe opção melhor ou pior quando se fala nessas modalidades de tratamento. A radioterapia e a quimioterapia serão empregadas isoladamente ou em conjunto, dependendo da avaliação do quadro do paciente pelo médico oncologista.
É utilizada principalmente em tumores ginecológicos como reforço ao tratamento de radioterapia externa já realizado ou como tratamento exclusivo pós-operatório. Pode ser indicada também para tumores de próstata, pele, mama, cabeça e pescoço, entre outros.
Os efeitos colaterais mais comuns causados pela braquiterapia. A braquiterapia é um procedimento radioterápico indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer, como de próstata ou mama, principalmente nos estágios iniciais da doença, quando o tumor não se espalhou para outros órgãos ou gânglios linfáticos.
Alguns pacientes ficam irritados e cansados durante a radioterapia. Outros possíveis efeitos colaterais, embora raros, são náuseas, vômitos e dores de cabeça. Às vezes, um corticosteroide ou outro medicamento pode aliviar esses sintomas. Alguns pacientes podem ter queda de cabelo em áreas do couro cabeludo irradiadas.
Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.
Apesar da melhora no tratamento adjuvante para neoplasia, o acometimento do paciente por metástase cerebral apresenta elevada mortalidade e, sem intervenção, a sobrevida costuma ser de apenas 1 a 2 meses.
Os principais efeitos colaterais a curto prazo da radioterapia com feixe externo para câncer de mama são: Inchaço e sensação de peso na mama. Alterações na pele na área irradiada. Fadiga.