No caso da carne bovina, esta vem de bovinos produzidos em fazendas por todo o país. A produção ocorre em campos abertos, diferente de suínos e frangos que são produzidos em granjas, e portanto, pouco suscetíveis às intempéries do ambiente.
1) Produtividade e tecnologia na produção Cada vez mais surgem estruturas de confinamento e semi-confinamento, integração lavoura-pecuária, e mesmo os produtores que têm uma produção exclusivamente a pasto, têm aumentado o foco no manejo de pastagens, irrigação, sistemas rotacionados, entre outros.
A pecuária de corte é dividida basicamente em três fases, sendo cria, recria e engorda, quando uma propriedade exerce e produz as três fases denominamos de ciclo completo. Cada uma dessas fases tem um perfil produtivo e um produto final, sendo respectivamente bezerro, boi magro e boi gordo.
Não há informações precisas sobre qual é o volume de carne de qualidade produzida no País, mas o fato que é um volume ainda muito pequeno diante da demanda e do que a pecuária produz atualmente, na casa de 10 milhões de toneladas anuais.
O Brasil assumiu a liderança das exportações de carne bovina em 2004, atingindo 1,17 milhão de toneladas, contra 1,16 milhão dos Estados Unidos. “Em 2019, exportamos 1,9 milhão de toneladas, com faturamento de US$ 7,7 bilhões. Os EUA venderam 1,43 milhão de toneladas e a Austrália cerca de 1,3 milhão.
Mas é importante destacar, no aspecto produção, que os destaques dentre os maiores rebanhos e produtores de carne bovina ficam para a China, brasil e Estados Unidos, nessa ordem.
Brasil
Brasil
O Brasil possui o segundo maior rebanho bovino do mundo e o primeiro maior rebanho comercial, já que a Índia não explora comercialmente os seus animais (ver tabela).
Roque e seus irmãos Fernando, Francisco e Luiz controlam o grupo Quagliato, cujo plantel soma mais de 200 000 cabeças. Cerca de 150 000 delas estão em oito fazendas no sul do Pará. “O rebanho do grupo é o maior do Brasil”, diz Miguel da Rocha Cavalcanti, da consultoria BeefPoint, especializada em agronegócio.
Amarildo Merotti
Essa leve recuperação foi puxada por Mato Grosso, que aumentou seu rebanho em 5,1% e segue como estado com mais cabeças de gado, 31,7 milhões, respondendo por 14,8% do total nacional. Entre as grandes regiões, o maior crescimento de rebanho bovino ocorreu no Nordeste, avançando 2,7%.
A lista disponibilizada dos estados que mais produzem grãos é liderada pelo vizinho, Mato Grosso, responsável por 28,9% da produção, seguido de Paraná com 16%, Rio Grande do Sul (10,5%), Goiás (10,3%), Mato Grosso do Sul (8%) e Minas Gerais com 6,2%.
Os principais estados produtores são: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Maranhão.
Mato Grosso segue na liderança, com 31,7 milhões de cabeças de gado, respondendo por 14,8% do rebanho nacional, mas o município com a maior quantidade de bovinos foi São Félix do Xingu (2,2 milhões), no Pará. O valor de produção dos principais produtos pecuários cresceu 9,0% em 2019, chegando a R$ 59,3 bilhões.
A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM 2019), divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o rebanho de bovinos, com 214,7 milhões de cabeças e alta de 0,4%, foi superado no ano passado pelo de galinhas, com 249,1 milhões de cabeças e elevação de 1,7%.
Atualmente as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste são os principais produtores de bovinos, sendo o Nordeste o principal produtor de caprinos e muares. Os ovinos predominam no Sul e os suínos e aves no Sul e Sudeste.
Pecuária de corte. Diferenças entre gado de leite e de corte. Maiores criadores de bovinos do mundo. Pecuária Extensiva....Por isso, faz parte deste setor a criação dos seguintes animais:
A criação de gado bovino no Brasil concentra-se, atualmente, em grandes propriedades, geralmente com mais de mil hectares, mas pauta-se preferencialmente na produção de carne, haja vista que esse produto é o mais valorizado e o mais voltado para a exportação.
A pecuária é uma atividade ligada à criação de gado e outros animais, esse ramo produz importantes matérias-primas que abastecem as agroindústrias, como carnes para frigoríficos, peles na indústria de couro, leite para laticínios e muitos outros.
Resposta: Os principais rebanhos brasileiros são os de bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Observe o mapa com a distribuição geográfica dos principais rebanhos no Brasil: *bovinos – na pecuária de corte destacam-se as regiões dos Pampas Gaúchos, oeste paulista e Triângulo Mineiro.
A Pecuária é uma atividade econômica praticada nas áreas rurais e muito importante para o consumo e o desenvolvimento do ser humano. ... O termo pecuária tem origem no latim e quer dizer “criação de gado”. A base da atividade pecuarista é a produção de alimentos e outras matérias primas.
Gado. "Gado" é o famoso "pau mandado", ou seja, aquela pessoa que faz tudo que os outros pedem e não tem personalidade própria. O termo começou sendo empregue para definir homens que malham apenas para conquistar mulheres, mas depois foi ampliado e passou a fazer referência àqueles que fazem de tudo para agradar alguém ...
Quem trabalha com gado é um pecuarista, mais pecuarista que trabalha com bovinos. Quem trabalha com agricultura é um agricultor.